Partidos de esquerda no Brasil se unem em apoio a Maduro

Partidos políticos e entidades ligadas à esquerda brasileira divulgaram, no sábado (3), notas públicas de solidariedade ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, após a operação realizada pelos Estados Unidos que resultou na prisão do líder chavista. As manifestações foram repercutidas pelo portal Metrópoles.

A Fundação Grabois, entidade ligada ao PCdoB, divulgou nota classificando a ação americana como uma “agressão armada imperial-colonial” e um “atentado terrorista de Estado”. No texto, a fundação se refere a Maduro como presidente legítimo da Venezuela e critica duramente a ofensiva norte-americana.

No mesmo dia, o PSOL também se manifestou, pedindo a libertação de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. O partido defendeu ainda a integração latino-americana como forma de resistência às ações dos Estados Unidos na região.

Já o PT condenou a operação militar, classificando a prisão de Maduro como um sequestro e afirmando que se trata da mais grave agressão internacional sofrida pela América do Sul no século XXI.

As manifestações reforçam o alinhamento de partidos de esquerda brasileiros em defesa do governo venezuelano e ampliam o debate político e diplomático sobre a atuação dos Estados Unidos na América Latina.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Anuncie aqui