Paróquia São Sebastião iniciará novena para festa de seu padroeiro

08/01/2020

 

A Paróquia de São Sebastião dará início à sua novena em preparação para festa de seu padroeiro, que acontecerá no próximo dia 20. Entre os dias 11 e 19, sempre às 19h, haverá Missa e Novena em hora do Santo Mártir com a participação de pastorais e comunidades.

No dia 19, acontece a Santa Missa das crianças, às 8h30, logo em seguida, às 10h, acontece o leilão de gado. No dia dedicado ao santo, haverá missa às 7h seguida do tradicional Café com o Padroeiro. A procissão e a missa solene acontecerão às 19h.

Sobre o Santo

São Sebastião é de Narbonne, mas sua família é de Milão. Na época em que ele viveu os cristãos estavam sendo duramente perseguidos pelo imperador romano e o seu desejo de ajudar esses irmãos na fé foi o que levou ao serviço militar. No exército era um soldado formidável e por baixo dos paramentos militares nunca deixou de lado a sua identidade de cristão, vivendo uma autêntica vida cristã. Várias vezes alentou os perseguidos pela fé a não fraquejarem nos últimos momentos.

Quando chegou a sua hora, também não deixou de lado a sua fé, mantendo-a firmemente apesar das ameaças do imperador. Um apóstata o denunciara como cristão e o Imperador ficou triste porque o considerava um ótimo soldado, mas se ele quisesse continuar sendo soldado, deveria deixar a fé em Jesus. Como não o fez, o Imperador o condenou a ser morto a flechadas.

A imagem de São Sebastião mais comum é uma que ele se encontra amarrado a um tronco de madeira, traspassado por algumas flechas, com aparência de morto. Talvez por isso muitas pessoas ainda associem que ele morreu nesse episódio, mas esse não é o final da história. Depois de alvejado, alguns amigos perceberam que ele ainda vivia e o levaram a uma senhora muito cristã, que o curou.