Paróquia Nossa Senhora Aparecida terá novo altar para celebrar jubileu tricentenário

 

 

A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que tem preparado para o grandioso tricentenário.

 

Lavras não poderia ficar longe dessa grande momento do catolicismo brasileiro, por isso, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida tem realizado uma série de eventos deram início ao triênio preparatório dos 300 anos iniciado em 2014. Nesse período todas as paróquias da cidade receberam a imagem peregrina da padroeira.

 

A maratona de comemorações na Paróquia Nossa Senhora Aparecida começou no domingo, dia 3, com a abertura oficial da Festa da Padroeira. Haverá Missa Sertaneja, às 8h, seguida de leilão de gado e barraquinhas com comidas típicas. A festa culminará no dia 12 de outubro.

 

A reportagem do Lavras 24 Horas foi conferir a reforma em curso para a celebração do “Jubileu dos 300 anos de bençãos”.  A fachada da igreja passa por uma revitalização para acolher melhor os fiéis.

 

Ela também ganhou dois novos altares laterais: um dedicado ao Espírito Santo e outro ao Sagrado Coração de Jesus. Peanhas com motivos barrocos também passaram a ornamentar as imagens de São José, São Joao Batista e Beatos Padre Vitor e Nhã Chica.

 

Novo Altar

. “A gente percebe que os milagres não pararam de acontecer nestes 300 anos. Aparecida continua a ser um milagre”, afirmou o padre lavrense Marcos Alexandre Pereira.

 

A parte central da igreja, o chamado presbitério, ganhará um novo altar para receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida.  Ele está sendo confeccionado na cidade de Cruzília (SP). A obra é realizada por uma empresa especializada em peças litúrgicas. Todo o espaço passa por uma grande reforma e deverá ser a cereja do bolo da festa aos olhos dos fiéis. A peça será entronizada com uma celebração eucarística no próximo dia 3 de outubro, data da abertura da novena, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Frei Célio de Oliveira Goulart. No dia 11, a novena terá a presença do bispo emérito Dom Waldemar Chaves de Araújo.

 

Desde janeiro deste ano, uma missa perpétua é rezada todo dia 12 de cada mês em honra da padroeira nas paróquias da cidade. A intenção é propalar a devoção a ela.  O evento de amanhã antecede em um mês o início da novena em honra de Nossa Senhora Aparecida.

 

Segundo o pároco, padre Marcos Alexandre Pereira, o evento de amanhã servirá para congregar toda a comunidade lavrense em torno da festa de aparição da imagem.

 

“A gente percebe que os milagres não pararam de acontecer nestes 300 anos. Aparecida continua a ser um milagre. Por isso, a fé e a devoção do povo não param de crescer. Estamos nos preparando de forma muito especial para este momento”, disse.

 

Para padre Marcos, a reforma também busca mostrar que a fé se revele através da beleza. “Queremos que as pessoas se sintam bem, que possam aqui manifestar a sua fé”. A previsão é que a Festa de Nossa senhora Aparecida reúna mais de 10 mil pessoas no local no próximo  dia 12 de outubro.  Haverá missas às 6h, 9h (seguida por carreata) e 17h com coroação, missa e show com padre lavrense Juarez de Castro.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias