Paróquia de Lavras realiza festejos em honra à Nossa Senhora Aparecida

 

 

Nossa Senhora Aparecida inspira fé e as homenagens pelas graças alcançadas são carregados até nos nomes dos devotos. Em todo o país, mais de 300 mil pessoas possuem na identidade o nome Aparecida. Além do registro em comum, muitos acarretam grandes histórias. “A escolha do meu nome foi uma promessa das minhas tias. Nasci prematura e, segundo elas, fui curada pela intercessão de Nossa Senhora. Tenho orgulho em ser mais uma ‘Aparecida’ que testemunha essa devoção”, explica Larissa Aparecida.

Ao redor do país, são muitos os fiéis que recorrem à intercessão da Mãe de Jesus, principalmente no dia 12 de outubro, na qual é festejado o titulo mais popular do país: Nossa Senhora Aparecida.

A história começa em Guaratinguetá, com a aparição da pequena imagem a três pescadores. De lá para cá, muitas manifestações de fé e práticas devocionais. Orações do terço, missas, carreatas e procissões marcaram as celebrações em todo o país. Na região não é diferente. Praticamente todas as 42 paróquias realizaram alguma festa, seja na igreja matriz ou nas comunidades paroquiais.

Em Lavras, a atenção de milhares de fiéis se concentram no Bairro Joaquim Sales onde se localiza a paróquia que leva o título mariano. Segundo o pároco, padre Clayton Nogueira, as comunidades estão se organizando para celebrar a Padroeira de forma religiosa e social. Este ano com maior participação dos fiéis de forma presencial sem excluir as mídias, devido aos avanços e resultados positivos da vacinação no combate a Covid 19.

“Neste ano teremos a oportunidade de um numero maior de fiéis e devotos, louvando a Deus em mais uma festividade em honra a Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeiro de nossa pátria. Portanto a expectativa é grande, do tamanho de nossa fé e de nossa devoção. Estamos nos organizando para acolher a todos em nossa igreja matriz, tanto na novena que vai de 03 a 11 de outubro, bem como o dia maior, dia 12 de outubro”, explica.

Este ano a festa tem como tema “Com Maria, somos povo de Deus, unidos pela aliança”, em sintonia com o Santuário Nacional de Aparecida.  Segundo o sacerdote, este tema vai desenvolver um pouco o conhecimento da Sagrada Escritura, nas diversas alianças que Deus fez com o seu povo. Tendo como foco central de toda a nossa fé a Aliança plena em Jesus Cristo.

“Ao olharmos para ela, imagem perfeita do ser Igreja, em uma sociedade cada vez mais individualista, extremista e ‘negacionista’ de tantos valores fundamentais a cada pessoa, a Igreja, partindo do Santuário Nacional, quer ser uma voz profética de um povo que se une para celebrar as Maravilhas de Deus na história da Salvação de ontem e hoje. É com esta certeza que, juntamente de Maria, vamos celebrar a presença de Deus em nosso meio, através da novena e festa, confirmando sua aliança eterna”, pontua.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias