Paróquia de Lavras realiza festa à Nossa Senhora Auxiliadora

 

 

Foi com muito louvor e alegria que os paroquianos da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Lavras, celebrou na noite de terça-feira, 24, as festa da padroeira. Oração do terço, procissão e missa foram algumas das motivações que envolveram os fiéis. Na chegada do cortejo, uma calorosa saudação à Mãe de Jesus movimentou a comunidade.

A invocação de Nossa Senhora Auxiliadora (ou Auxílio dos Cristãos) é uma devoção instituída pelo Papa Pio V no ano de 1571, após a grande vitória dos cristãos sobre o exército muçulmano no estreito de Lepanto, que era a porta de entrada para a Europa. O nome é bastante popular entre os católicos, sendo bastante usado na nomeação de batismo de muitas meninas.

Segundo o pároco, Padre Odair José de Carvalho, a devoção vem da Ladainha de Nossa Senhora e transmite conforto a quem a procura. “Nos deixa confortados em saber que Maria nos auxilia, ajuda e ampara. por isso ela é a auxiliadora de todos nós cristão”.

Para o sacerdote, a festa foi marcada pela fé e união da comunidade neste período em que a pandemia vem se findando. “Havia de fato esse desejo do povo de voltar a celebrar a festa do nosso jeito. Foi envolvente a participação das pastorais, movimentos, comunidade, padres amigos, nosso bispo diocesano e seminaristas, celebrando os 60 anos do nosso Seminário São Tiago. Foi tudo muito bom e bonito. me alegro de estar na frente de uma comunidade tão devota”.

Dona Sueli Maria do Carmo Pereira é devota de Nossa Senhora e sempre participou ativamente da festa na comunidade paroquial. Neste ano, se tratando de câncer, ela participou de forma online, devido a sua imunidade baixa durante o tratamento. Mesmo assim, ela não economizou esforços para estar junto de sua padroeira e fazer suas orações.

A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora se popularizou ainda mais no ano de 1862, com as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto para uma criança de cinco anos. Nesse ano, Dom Bosco, tocado pela história das aparições, iniciou em Turim a construção de uma grande Basílica, dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora. A partir desse momento, Dom Bosco se tornou o maior devoto e divulgador da devoção a Nossa Senhora Auxiliadora.

“Esta celebração nos ajuda a recordar que a fé cristã deve ser ancorada no mistério da cruz, no convite eucarístico e na Virgem Maria, Mãe do redentor e auxiliadora dos cristãos. Devemos, por tanto, aprender de Maria a reconquistar a alegria do amor, através do zelo para com todas as pessoas. Devemos viver sempre o nosso sim, a nossa disponibilidade à Deus”, pontou o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Para o seminarista Gabriel Antônio da Silva, que tem realizado o trabalho pastoral na comunidade, a festa rendeu grandes ensinamentos. “Pude experimentar essa vivacidade da comunidade. Foi um momento muito rico na minha vida e caminhada vocacional, percebendo a grande atuação e devoção do povo. É um povo vivo na fé que nos inspir

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias