Parceria entre a Prefeitura e UFLA capacita servidores da Secretaria de Meio Ambiente

02/06/2016

 

 

Na manhã desta quarta-feira (01/06) os funcionários do setor de praças, parques e jardins da Secretaria de Meio Ambiente, participaram de uma capacitação sobre podas de árvores. O curso aconteceu após uma parceria firmada entre a Prefeitura de Lavras e a Prefeitura do campus da UFLA. A aula foi ministrada pela Dra. Lívia Cristina Coelho que cuida do paisagismo da UFLA.

Participaram do curso 7 jardineiros, funcionários efetivos, 2 encarregados, 1 fiscal de meio ambiente, 1 chefe de departamento e Josecler Alair de Oliveira, secretário de Meio Ambiente, que reforçou que “a capacitação do funcionalismo público é primordial para o bom atendimento às demandas da sociedade”.

O foco do curso é capacitar e conscientizar os funcionários que atuam com o serviço dentro da municipalidade sobre as técnicas de podas, visando a segurança e manutenção correta do arborismo. Outro ponto importante é saber quais os tipos de árvores devem ser plantadas em área urbana, atentando para o tipo de manutenção que cada espécie necessita.

O próximo passo será uma aula prática de podas e assim, o departamento da Prefeitura poderá programar os serviços em toda extensão da cidade. A idéia é começar pelas praças centrais, locais de grande movimento de pessoas e carros, o que proporcionará bem estar social e segurança dos transeuntes sem ofender o meio ambiente.