Os benefícios da utilização de coleiras e guias de treinamento

Além de proporcionar mais segurança ao próprio animal, as coleiras e guias de treinamento são essenciais para trabalhar o comportamento adequado do cão

As coleiras e guias são um item praticamente indispensável na vida de um cão. Além de necessárias para garantir que o animal tenha um passeio mais seguro, são utilizadas para trabalhar da forma correta os estímulos necessários para que o animal consiga desfrutar melhor da sua hora de lazer. 

Diferentemente do que muitos acreditam, tanto a coleira quanto a guia precisam ser adequadas ao animal e produzidas com materiais de qualidade. As opções da Zee Dog, por exemplo, proporcionam o conforto necessário para o cão, sem deixá-lo incomodado com o acessório, além de serem extremamente seguras.

Tipos de coleiras e guias

Antes de entender os benefícios, é preciso saber também que existem algumas opções diferentes disponíveis no mercado. Por mais que tenhamos uma imagem já predefinida do que são coleiras e guias, algumas variações podem ser interessantes para o seu cãozinho.

Coleira plana tradicional  

Esse é o modelo mais conhecido, que fica ao redor do pescoço do animal e, durante o passeio, é usado como base para receber a guia de controle. Vale ressaltar aqui que esse tipo é mais indicado para cães mais tranquilos ou que não tenham o costume de puxar o tutor durante a caminhada, caso contrário pode irritar o animal.

Nesse mesmo estilo há opções em que você não precisa segurar na guia, deixando-a presa no passante da calça ou do shorts, por exemplo. Há também aquele modelo retrátil, que dá mais liberdade para o pet explorar o local.

Coleira peitoral

Como o próprio nome já diz, a coleira peitoral não vai no pescoço do animal, mas sim em seu peito. O uso vai depender do porte do cachorro e, geralmente, é mais recomendada para cães menores. 

Entretanto, animais mais idosos ou com dificuldade de locomoção também podem usar esse tipo, independentemente do porte, pois facilitará na hora do passeio. 

Peitoral anti-puxão

Semelhante ao modelo peitoral tradicional, essa coleira também é chamada de peitoral easy walk. A diferença está no gancho de encaixe da guia, que não fica nas costas do animal, mas sim em seu peito, na parte da frente. 

Ela é ideal para cães de qualquer porte, em especial aqueles que gostam de puxar durante o passeio. Porém, nesse caso, ele não conseguirá puxar, pois quando tentar, será movido para o lado e acabará girando para dentro.

Agora que você conhece alguns dos tipos de coleiras e guias, chegou o momento de entender mais sobre seus benefícios e o motivo do seu uso ser tão importante.

Segurança em primeiro lugar

Tanto a guia quanto a coleira são extremamente úteis para proporcionar mais segurança ao seu cão, seja para evitar que ele fuja, vá para algum lugar perigoso e até mesmo se estranhe com outro animal. Por mais que você conheça seu pet, em algumas situações a reação dele pode ser incomum, tanto com outros pets quanto com pessoas. Por isso, usar a guia e a coleira é a melhor forma de cuidar da integridade do seu melhor amigo.

Controle adequado

Muitas vezes, o animal fica tão feliz quando vai passear que pode até perder a noção do que está fazendo, pelo simples fato de estar animado. O uso das coleiras e guias é uma forma de controlar melhor esses impulsos, para que o pet possa passear sem incomodar ninguém, além de aproveitar melhor o ambiente.

Mais conforto

Se o seu cachorro não se sente confortável utilizando a coleira tradicional, a opção da coleira peitoral é a mais indicada. Normalmente, cães mais bravos ou muito fortes podem se machucar com o tipo comum e, ao utilizar o peitoral, você terá mais controle do animal e poderá evitar que ele se machuque, ficando mais confortável para o passeio. 

Auxilia na socialização 

É comum que muitos pets tenham problemas na hora de socializar, especialmente se o temperamento do animal não for dos mais calmos. Com a coleira certa, você tornará esse momento de contato com outras pessoas e outros animais muito mais seguro para todos. Além disso, você terá o controle de saber o momento certo de colocar o seu cão para brincar e quando é melhor retirá-lo do ambiente.

Como falamos, as coleiras e guias são fundamentais e indispensáveis na rotina de qualquer cãozinho. Por isso, desde muito cedo, acostume o seu pet a utilizar esse item, tanto para entender qual ele gosta mais quanto para que ele se adapte a isso e saiba que para passear, será preciso usar a coleira ou guia. 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias