Orquestra Ouro Preto apresentará série The Beatles na UFLA

Quem assistiu ao concerto da Orquestra Ouro Preto na UFLA, em 2013, deve se lembrar das adaptações que ela fez de grandes sucessos dos Beatles, e do emocionado coro cantando Hey Jude no final do espetáculo. Quem não foi (ou deseja rever), terá uma nova oportunidade neste mês: a Orquestra Ouro Preto volta à UFLA no dia 19 de março para lançar o seu disco The Beatles, em turnê que passa pelas cidades universitárias de Minas Gerais. Serão realizadas duas apresentações em Lavras: às 19h30 e às 21 horas, no Salão de Convenções da Universidade.

Nessa série, a Orquestra apresenta versões de sucessos dos Beatles de uma maneira inusitada, mesclando o erudito e o popular. As melodias são orquestradas, acompanhadas por uma banda (guitarra, contrabaixo, bateria e violão). A apresentação privilegia a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e contrabaixo substituindo a palavra cantada. “O objetivo dessa escolha é manter fidelidade às peças, desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmar o caráter atemporal da obra do quarteto”, explica o maestro Rodrigo Toffolo. Os arranjos dessa série são do violinista Mateus Freire.

O repertório da apresentação abrange todo o período de produção artística dos Beatles, de grandes sucessos até canções menos conhecidas, em arranjos inéditos. Alguns dos destaques são Day Tripper, Yesterday, Help, Eleanor Rigby, Something e Hey Jude. Essa série já foi apresentada no exterior, capitais brasileiras e cidades universitárias de Minas Gerais.

Orquestra Ouro Preto

Cartaz de divulgação do concerto
A Orquestra Ouro Preto foi criada no ano 2000 e tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas. A universalidade do repertório apresentado, embora embasado na música clássica; a latinidade como fonte de identidade e referência; e o ineditismo experimental, com o diálogo entre a música clássica e popular, fazem com que o grupo se diferencie de outras orquestras.

Em seu legado, destaca-se a indicação ao prêmio Grammy Latino na categoria melhor disco instrumental, pelo álbum Latinidade e apresentações em importantes cidades do país e exterior. Entre os trabalhos mais recentes, destacam-se a Turnê Lusofonia, com a divulgação da música de concerto brasileira contemporânea em países de língua portuguesa; o espetáculo Valencianas, com interpretações de músicas do cantor Alceu Valença; e protagonismo do documentário Concerto para Ouro Preto.

Como obter o ingresso

Para obter o ingresso (seja membro da comunidade da UFLA ou não), é preciso trocá-lo por um dos seguintes itens: pacote de fralda geriátrica (tamanho M ou G); 1 kg de pó de café; ou 5kg de açúcar. Os mantimentos serão doados a entidades filantrópicas de Lavras.

Cada pessoa poderá retirar somente um ingresso – presencial e intransferivelmente. As trocas serão feitas nos dias 15 e 16/3, no Centro Cultural Casa das Pedras (Câmpus Histórico da UFLA). No dia 15, professores e servidores técnico-administrativos deverão obter seus ingressos; no dia 16, a retirada de ingressos deverá ser feita pelos estudantes e comunidade externa. Serão disponibilizados 200 ingressos para cada um desses segmentos e os estudantes devem estar com o documento de identificação estudantil.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias