Orquestra de Câmara toca hoje a noite em Lavras

 

 

Dando continuidade Festival Florada dos Ipês, Promoção de Arte e Cultura (Aproac) realiza hoje (20), a partir das 19h, um concerto coma Orquestra de Câmara Família Bastos, Hotel Serema Palace, em Lavras.

Em junho passado, o Festival Florada dos Ipês promoveu o Recital de Harpa com a harpista Giselle Boiters, integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Primeiro concerto dessa natureza na cidade, desta vez a aposta é numa das mais tradicionais orquestras de câmara de Minas Gerais. Os ingressos a R$ 20 podem ser obtidos na loja Mineira Musical em Lavras.

Trajetória

Nascidos em família de músicos, os irmãos Elias, Eliseu, Alexandre, William e Gláucia Barros, iniciaram através do pai, os estudos musicais muito cedo, vindo com isso a adquirir grande êxito profissional no meio artístico musical, tão logo se profissionalizaram. Músicos premiados em diversos concursos de solistas pelo Brasil, todos possuem grande experiência em orquestra, como concertista e como professores.

Elias, que é Bacharel em música pela UFMG atuou como solista e spalla nas orquestras Sinfônica da Escola de Música da UFMG, Sinfônica de MG, Sinfônica da PMMG e Orquestra de Câmara do SESI-MG-Musicoop, tendo intensa atuação no ensino do violino, sendo professor e maestro fundador da escola/orquestra de música da cidade São Brás de Suaçuí além de atuar como professor nos festivais de música de São Brás do Suaçuí e Ouro Branco.

Eliseu, Bacharel em violino pela UFMG, foi professor de violino nos festivais de música da FUNREI-São João DeI Rei, Pró-Música de Juiz de Fora, Domingos Martins (Espírito Santo), Ouro Branco (MG) e São Brás de Suaçuí. Professor de viola de orquestra na UFMG, Integrou a Orquestra Jovem do Mercosul, e a Orquestra Jovem Mundial, no Japão, promovido pelo Pacific Music Festival. Solou e regeu concertos com as orquestras SESIMINAS-MUSICOOP (BH), Sinfônica da UFMG e Sinfônica de Cuiabá. Atuou como Spalla e músico convidado na OSESP, Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Sinfônica Brasileira (RJ) e Sinfônica de Ribeirão Preto, UFMG, SESIMINAS-MUSICOOP e Sinfônica de MINAS GERAIS, além de atuar como spalla substituto e concertino da orquestra Filarmônica de MG.

Alexandre Martins de Barros é hoje um dos mais importantes oboista da atualidade brasileira. Vencedor de concursos de solista e música de câmara, já atuou como músico efetivo e convidado nas principais orquestra do Brasil, nas sinfônicas de Manaus, Belém, PE, BA, ES, SP, MG e Ribeirão Preto. Recebeu prémio de melhor aluno do festival de Campos do Jordão, além de fazer solos com a maioria das orquestras que atuou como músico. Atua também como professor de oboé na escolas de música da Fundação Clóvis Salgado e São Brás de Suaçuí. Atualmente é o primeiro oboísta da Orquestra Filarmônica de MG.

William foi multi-instrumentista, conquistando prêmios de solistas como pianista, clarinetista e violinista, sendo que atualmente integra os quadros de músicos da Orquestra Filarmônica de MG como violista. Já lecionou violino e viola em Ipatinga(MG),São Brás do Suaçuí além de Belo Horizonte. Dono de boa experiência como camerista, foi solista frente as orquestras do SESI-MG-Musicoop, UFMG e sinfônica de MG.

Gláucia foi vencedora do concurso Jovens solistas da Pró-música Juiz de Fora por 2 ocasiões; atuou como musicista nas Orquestras Sinfônica de Ribeirão Preto, Teatro Nacional de Brasília .Professora de viola na escola de música da Fundação Clóvis Salgado, também solou com as orquestras da UFMG e SESI-MG- Musicoop. Musicista licenciada da Orquestra Sinfônica de MG, integra, desde a sua criação, o quadro de músicos violistas da Orquestra Filarmônica de MG.

Atualmente a terceira geração da família, que é fruto das aulas dos pais e tios, vem se juntando aos pais e tios nas apresentações. São eles Lucas Barros, Ruth Barros (cellos), Hozana Barros, Tiago Barros, Sara Barros e Ana Elise Barros (violinos).

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias