Opositor de Putin, Alexei Navalny morre na prisão, segundo agências russas

Alexei Navalny, opositor russo e principal adversário do Kremlin, morreu nesta sexta-feira (16), na prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos de prisão, segundo o Serviço Penitenciário Federal, em um comunicado que Navalny se sentiu mal após uma caminhada e perdeu a consciência.

“Em 16 de fevereiro de 2024, no centro penitenciário N°3, o prisioneiro Navalny A.A. passou mal após uma caminhada. As causas da morte estão sendo determinadas”, afirmou o serviço penitenciário da região ártica de Yamal em um comunicado.

Navalny, principal figura da oposição russa, estava preso no país desde que decidiu regressar à Rússia em 2021 e cumpria pena há cerca de três anos. Segundo a agência norte-americana Associated Press, uma ambulância chegou para tentar reabilitá-lo, mas ele não resistiu.

Até o momento, o governo russo disse não ter nenhuma informação sobre a causa da morte.

A prisão, chamada de Lobo Polar, onde Navalny ficou preso, é considerada uma das mais difíceis da Rússia. A maioria dos prisioneiros que continuam nela foram condenados por crimes graves. Para se ter ideia, durante o inverno no local, as temperaturas podem chegar a até -28°C.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias