Opinião: E quem protege a Polícia? Por: Karina Mascarenhas

Protesto realizado em 2009, no Rio de Janeiro mostra a farda de policiais mortos em serviço. Foto; site Abril.com
Protesto realizado em 2009, no Rio de Janeiro mostra a farda de policiais mortos em serviço. Foto extraída do site Abril.com

Nesse sábado (07), um homem foi preso ao tentar agredir um Policial Militar  que estava de serviço, na Praça Dr. Augusto Silva, no Centro de Lavras. O homem com um pedaço de madeira partiu para cima do policial, dizendo palavrões e o ameaçando de morte e resistiu a prisão por desacato. Este acusado já havia sido preso em outra data pelo militar e havia jurado vingança. O fato foi presenciado por quem passava pelo local pela manhã.

E aí vem o questionamento, quantos policiais arriscam suas vidas todos os dias em prol da segurança pública da população? Quantos pais de família já morreram no combate ao crime, para que presos fossem devolvidos a sociedade sem qualquer ação pública que lhes tirasse da criminalidade.

O fato descrito acima, não é o único, diversos policiais são ameaçados até de morte em nossa cidade, sem que a população tenha conhecimento. È fácil dizer que a culpa da taxa de homicídios e da violência é da polícia, quando na verdade ela é responsabilidade de todos….. até de você , leitor deste texto. Se cada cidadão de bem fizer sua parte e denunciar,  armas poderiam ser tiradas de circulação, mais drogas apreendidas e infratores seriam presos.  Mas, onde colocariam estes presos com uma cadeia superlotada? A burocracia faz com que a construção do Presídio de Lavras, que poderá abrigar cerca de 388 detentos  em situação digna de possibilidade de reintegração social não tenha ainda saído do papel. Um Centro de Recuperação do Adolescente  Infrator que também funcionará no complexo poderia dar a estes jovens uma chance de aprender uma profissão.

Não adianta a polícia prender e a justiça soltar, não adianta a população se calar, não adianta fechar os olhos para nossa realidade.

Segundo dados de uma pesquisa feita pela BBC, em 2013,  229 policiais foram mortos  em todo o Brasil, em outra pesquisa elaborada pela EBC, apontou que  em 2014, mais de 100 policiais foram mortos somente no Estado do Rio de Janeiro. Quantos mais terão que morrer para que as pessoas saibam que quem as protege é a Polícia e não o traficante, que só pensa no lucro das drogas dele.  E quem protege os policiais? Você já pensou nisso?

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias