O que pode amenizar os efeitos da covid-19?

Como amenizar os efeitos da covid19 é uma medida buscada pela maioria dos pacientes, principalmente aqueles que apresentam sintomas leves. E além dos remédios, outras alternativas podem funcionar para aliviar o seu caso. 

Atualmente, só existe um remédio que é recomendado para amenizar os efeitos da covid19 em nosso país, o Remdesivir. A medicação é indicada aos pacientes que estão internados e deve auxiliar no combate do coronavírus no corpo. Essa é uma das maneiras seguidas para acelerar a recuperação e curar as pessoas dessa infecção.

Mas também existem outras medidas que podem ajudar nesse momento complicado na vida de milhares de famílias, como os analgésicos e antipiréticos, os quais devem estar devidamente aprovados para utilização e são liberados para utilização em todos os casos. 

O que fazer para amenizar os efeitos da covid19?

Caso seja um paciente com sintomas leves do vírus, o primeiro passo a seguir é ingerir bastante água.

É importante manter-se hidratado pois todos os sintomas que surgem, como os da gripe, resfriados e agora o covid-19, acontecem quando os pacientes estão mal hidratados ou desidratados. 

Nesses casos, quanto mais hidratado você estiver, mais leves serão os sintomas. Para ter certeza que os sintomas são, de fato, do novo coronavírus, é fundamental que os pacientes passem pelo teste de covid.

Mas além de beber muita água, também é importante que os pacientes mantenham suas mucosas hidratadas. 

Caso você consiga pegar uma seringa e jogar soro fisiológico nela, uma solução comercializada em farmácias, jogue-a em suas narinas. 

Os pacientes também podem fazer gargarejos com essas soluções fisiológicas, o principal objetivo é manter suas mucosas hidratadas. 

Nesse momento é fundamental recorrer a todas as alternativas que podem amenizar os efeitos da covid19. 

Quais medicações são aprovadas contra o coronavírus?

Atualmente, para amenizar os efeitos da covid19, algumas medicações são utilizadas para tratar os sintomas do vírus.

Segundo relatado pela Anvisa e Ministério da Saúde do Brasil, os seguintes medicamentos são aprovados para tratamento contra o novo coronavírus:

  • Remdesivir: Esse é o primeiro antiviral que foi aprovado contra o coronavírus, principalmente para impedir que o vírus se replique. Vale lembrar que essa medicação está apenas aprovada para uso adulto que está internado com pneumonia em um dos hospitais de atendimento. Ainda, eles não devem estar precisando do ventilador.  

  • Antipiréticos: Esses medicamentos são indicados para diminuir a temperatura corporal e combater os sintomas da febre.

  • Analgésicos: Indicada para o tratamento de dores musculares de todo o corpo.

  • Antibióticos: Servem como tratamento de possíveis infecções bacterianas que podem surgir juntamente com o coronavírus. 

Mesmo que esses medicamentos sejam indicados para amenizar os efeitos da covid19, é necessário obter orientação médica para iniciar o tratamento. 

Quando buscar auxílio em um hospital?

Caso os procedimentos para amenizar os efeitos da covid19 não funcionem em seu caso, os pacientes devem buscar por atendimento nos hospitais em situações que apresentarem febre alta, quando está acima de 39° C, e estiverem com dificuldade para respirar. 

Vale lembrar que você pode entrar em contato com o Ministério da Saúde para retirar todas as dúvidas e necessidades para buscar auxílio de um pronto socorro. O atendimento pode ser realizado através do número de telefone 136. 

As ligações são gratuitas, mas outros convênios também estão realizando serviços semelhantes a esse. Basta entrar em contato com um deles e receber todo o auxílio necessário. 

Assim que você chegar até um dos prontos presenciais de atendimento, o médico solicitará o teste, que no momento está sendo direcionado apenas nos casos que exigem uma internação. 

Esse exame ajuda a determinar quais medidas de isolamento seguir, além de acompanhar a situação da pandemia. Mas ele não irá alterar o protocolo de atendimento dos pacientes. 

Além de prescrever medicamentos para amenizar os efeitos da covid19, os médicos também podem indicar fármacos para aliviar os sintomas da gripe. 

Caso o indivíduo seja orientado a retornar para sua casa, eles devem prestar atenção a uma piora dos sintomas mais tarde. 

Isso porque existem alguns relatos de pacientes que passaram dias bem, mas voltaram a sofrer as consequências da infecção. 

Alguns remédios ainda estão passando por estudos antes de serem prescritos como forma de tratamento do novo coronavírus. 

Mas sempre busque por auxílio de profissionais de quais medicamentos utilizar para amenizar os efeitos da covid19 e não se automedique. 

Quando os pacientes são internados?

A dificuldade de respirar pesa muito no momento da decisão. Mas para decidirem sobre a internação ou não, os médicos fazem a medição da saturação de oxigênio, a frequência respiratória dos indivíduos e também possíveis alterações na ausculta pulmonar. 

Caso o médico veja que a internação do paciente é necessária, os indivíduos recebem oxigênio suplementar para que possam seguir com os pulmões trabalhando normalmente.

Os pacientes podem passar por um cateter nasal ou ventilação mecânica. Sendo que a segunda opção precisa ser realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias