Número de pescado irregular apreendido durante a Piracema é preocupante segundo Polícia Militar de Meio Ambiente

Pescado irregular apreendido pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Foto: Divulgação/Arquivo
Pescado irregular apreendido pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Foto: Divulgação/Arquivo

Se não bastasse o baixo volume dos rios por causa da falta de Chuvas, outro problema têm preocupado os Policias Militares da 6ª Companhia de Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviária, é a quantidade de pescado irregular que vêm sendo apreendida. Isto porque, estamos na “Piracema”, período no qual os peixes sobem os rios para realizar a desova.

O período da piracema é fundamental para a reposição das espécies que vivem nos rios, barragens e represas do Estado. Os peixes de piracema também são conhecidos como peixes migradores e chegam a nadar centenas de quilômetros em poucos dias.

O problema é que muitos não estão conseguindo chegar ao seu destino por causa da “Pesca Irregular”, segundo dados da 6ª Cia PM Ind Mat, até o momento 3.000 kgs de “Pescado Irregular” e 2.000 metros de redes, foram apreendidos em operações preventivas e repressivas até agora.

Durante a operação Carnaval, nos 44 municípios de abrangência da companhia, foram aplicados cerca de R$ 15.315,66 em multas, o dobro do registrado no período do ano passado quando R$ 7.889,49 em multas foram aplicadas. Nove pessoas foram presas, contra 5 em 2014. Um total de 31 caniços e molinetes foram apreendidos contra 5 no ano passado.

A falta de consciência de algumas pessoas pode trazer graves danos à fauna ictiológica, por isso os militares fazem um apelo a população para que economizem água e não pesque em locais proibidos e espécies nativas. As denúncias da comunidade também contribuem com o trabalho desenvolvido pela PM, quem presenciar a pesca irregular pode denunciar através dos telefones: 3829-2100 e 3829-2119.

A Polícia Militar de Meio Ambiente continua as operações, com patrulhas aquáticas, blitz de trânsito em rodovias, distribuição de panfletos educativos, fiscalização em estabelecimentos comerciais e cumprimento de mandados de busca e apreensão.

O período da Piracema termina no dia 28 de Fevereiro.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias