Número de devedores em Minas cresce 5,43% em janeiro

Economia / Pessoas endividadas no fim de ano

O número de consumidores com débitos em atraso cresceu 5,43% em janeiro deste ano, em comparação com igual mês do ano passado, no maior aumento anual para meses de janeiro desde 2011, quando a pesquisa começou. Com relação a dezembro, houve alta de 2,31%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

De acordo com o levantamento, a participação da capital mineira no total de registros estaduais no SPC foi de 15,48%, contra 84,52% dos 852 municípios restantes. Belo Horizonte diminuiu sua participação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, quando era de 16,27% do total de dívidas.

Em janeiro, a maioria das pessoas incluídas no SPC da CDL/BH (33,5%) foi de consumidores com idade acima de 50 anos, com maior concentração de intervalo entre 85 a 94 anos (13,6%). O intervalo que apresentou a maior concentração de pessoas com pendências atrasadas foi o de até 90 dias (24,72%). Em janeiro de 2014, o crescimento nesta mesma base de comparação foi de 10,79%, demonstrando uma tentativa dos endividados de encerrarem seus débitos o mais cedo possível. As dívidas de um a três anos apresentaram queda, de 17,29% em janeiro de 2014 para 0,85% no mesmo mês deste ano.

Para economistas da CDL/BH, o aumento da inadimplência pode ser explicada pelo efeito corrosivo da inflação na renda das famílias e pelo aumento da taxa de juros Selic. “As altas de juros encarecem o crédito, tornando mais difícil tomar novos empréstimos, bem como quitar anteriores”.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias