Novos membros da Academia Lavrense de Letras tomam posse nesta quinta-feira

O advogado e escritor Dimas Messias de Carvalho é um dos nomes que passa a fazer parte do quadro da entidade.
O advogado e escritor Dimas Messias de Carvalho é um dos nomes que passa a fazer parte do quadro da entidade.

A Academia Lavrense de Letras (ALL) empossará hoje (11), onze novos membros recentemente admitidos na instituição criada há 46 anos em Lavras. O evento acontecerá às 20h, no Clube de Lavras.

Serão empossados os acadêmicos efetivos Alexina Alves Rodrigues, Aparecida Neide Furtado, Carlos Antonio Pinto, Dimas Messias Carvalho, Gabriela Barbosa, Igor dos Santos Alves, Josecler Alair de Oliveira e Rosemary Chalfoun Bertolucci e dois membros correspondentes: Paulo José de Oliveira e Wilson Alves Figueira.

História

gabriela 1
A escritora lavrense Gabriela Barbosa também será empossada pela entidade.

A ALL foi criada pela Lei Municipal nº 675, de 17 de novembro de 1967 e sancionada pelo prefeito João Modesto de Souza. No ano de 1968 o município de Lavras vivia a grande efervescência do primeiro centenário da elevação da Vila de Lavras à condição de cidade. Por isso, os movimentos foram intensos.

Um ano antes, a entidade foi instituída por lei acima mencionada, por iniciativa do Acadêmico Vitalício Emérito Herculano Pinto Filho, quando era vereador.

Sua instalação deveria acontecer, conforme o presente diploma legal em 20 de julho de 1968, dentro das comemorações do 1º Centenário, mas nada a respeito do fato encontramos e não foi eleita nenhuma diretoria e posse, conforme os anais históricos.

Sua história é rica em dinamismo, dificuldades e resistências para seu funcionamento, mas em 1969, há 46 anos, uma Comissão foi designada pelo prefeito João Modesto de Souza e se encarregou de sua formação.

A primeira reunião dos interessados se deu no dia 12 de junho do mesmo ano, quando foi eleita sua primeira diretoria, que teria um mandato até 31 de dezembro de 1972, que foi composta por treze acadêmicos de profundo saber, sob a presidência de uma diretoria composta pelos seguintes eleitos: Presidente: Acadêmico: Almir de Paula Lima, Juiz de Direito da Comarca de Lavras; Vice-Presidente: Acadêmico: Orlando Haddad, médico e político de renome na Comarca de Lavras; Primeiro-Secretário: Acadêmico: Hugo José de Oliveira, jornalista, advogado, cronista e maçom; Segundo Secretário: Acadêmico: Tuffy Haddad, político atuante na Comarca de Lavras, tendo sido prefeito de Lavras; Primeiro Tesoureiro: Acadêmico: Waldir Azevedo, professor renomado; Segundo Tesoureiro: Acadêmica: Nelly Furbetta Pinheiro, professora de grande saber sobre a Língua Pátria e Bibliotecário: Acadêmico: Silvio do Amaral Moreira, jornalista, historiador, museólogo e pesquisador.

Esta diretoria foi empossada em 20 de agosto de 1969, com evento festivo realizado no Auditório Martha Roberts, com a composição das Cadeiras Acadêmicas e seus titulares empossados, assim constituída a notável Academia Lavrense de Letras; sem mencionar a numeração das respectivas cadeiras. Algumas delas permanecem no Quadro de Acadêmicos Efetivos, outras formas promovidas para o Quadro de Acadêmicos Correspondentes.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias