Novo calendário de vacinas do Ministério da Saúde já está em vigor em Lavras

06/01/2016

A Secretaria de Saúde, por meio do setor de Imunização, divulgou o calendário de vacinas do Ministério da Saúde, que está em vigor em todo país desde o dia 1º de Janeiro. As vacinas disponíveis são: Hepatite A, Hepatite B, Pneumo 10, Pentavalente, Rota Vírus, Paralisia Infantil, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Meningite C, Tetra Viral, HPV, Tríplice Bacteriana e Dupla Adulto (difteria e tétano).

Este ano, o Ministério da Saúde liberou a vacina de Hepatite B para todas as idades. Antes as doses eram aplicadas em menores de 50 anos. A vacina contra a meningite, que anteriormente era aplicada em crianças de 1 ano e 3 meses, neste ano será aplicada em crianças a partir de 1 ano de idade. Já as doses de Hepatite A, que antes eram aplicadas em crianças de 1 ano, passará a ser aplicada em crianças a partir de 1 ano e 3 meses. As 3 doses da Pneumo 10 só serão aplicadas no retorno das crianças com 1 ano de idade, não haverá mais aplicação para as crianças de 6 meses. A pólio, contra paralisia infantil, aplicada em gotas aos 6 meses, agora é injetável, com 2, 4 e 6 meses.A vacina contra HPV, para meninas de 9 a 13 anos, também teve alteração. A partir deste ano serão 2 duas doses com intervalo de 6 meses entre uma e a outra.

Os Postos de Saúde estão abertos das 8h às 16h30: Posto Chacrinha ; PSF1 Novo Horizonte ; PSF2 Lavrinhas ; PSF 3 Cohab; PSF 4 Serra Verde; PSF 5 Vale do Sol; 6 vila são francisco PSF 7 Jardim Floresta; PSF 9 São Vicente; PSF 10 Zona Rural; PSF 11 Paulo Henrique Celani; PSF 13 Cruzeiro do Sul; PSF 15 José Cicarelli e PSF 17 Dirceu de Castro Rezende.

 

* Com PML