O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a realizar a festa de 15 anos de sua filha, Laura, em sua residência em Brasília, onde cumpre prisão domiciliar.
A decisão, publicada nesta sexta-feira (17), permite que Bolsonaro receba até nove convidados para o almoço marcado para sábado (18). Entre os nomes autorizados estão a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), a madrinha de Laura e alguns amigos próximos da família.
Segundo a decisão, o evento terá caráter estritamente familiar e religioso, sendo vedada qualquer manifestação pública ou política durante a comemoração. O horário autorizado para a presença dos convidados é das 9h às 18h.
A defesa de Bolsonaro justificou o pedido alegando que a data tem valor simbólico para a família e que a celebração seguirá todas as condições impostas anteriormente pelo STF, como controle de visitantes e restrição de comunicação política.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde setembro, após decisão do STF que determinou medidas cautelares relacionadas à investigação sobre suposta tentativa de golpe de Estado.