Moradores registram presença de Caramujo Africano em diversos bairros de Lavras

Muitos caramujos africanos tem sido encontrados em residências em Lavras. Na  Rua Cosme Miliorelli, no Bairro Cruzeiro do Sul, por exemplo, os moradores reclamam que lotes vagos tem servido de depósito de entulho, além do mato alto, eles convivem com o risco de contrair dengue e outras doenças. Segundo  Suzana Pressato que nos enviou fotos, ela teve Dengue em 2015 e tem medo de contrair a doença novamente: ” O ano passado eu recolhi muitos entulhos lá [nos lotes], mas este ano não tem como entrar lá, o mato tá alto, é o horrível ter dengue…”.

Fotos do bairro Cruzeiro do Sul enviadas pela leitora Suzana Pressato
Fotos do bairro Cruzeiro do Sul enviadas pela leitora Suzana Pressato

A preocupação da moradora se estende também aos Caramujos Africanos, o adulto na região sudeste pode chegar a  10 cm de concha, e 100 g de peso total. Eles se reproduzem rápido e são hospedeiros naturais   do verme Angiostrongylus Cantonensis, que pode causar a  Meningite. De acordo com Suzana, os caramujos dos lotes estão invadindo as garagens e quintais  do bairro .

Segundo Hernani Martins da Costa,  da Vigilância Epidemiológica de Lavras,  além do Cruzeiro do Sul, a presença do Caramujo já foi  registrada  nos bairros: Jardim Campestre, Jardim Glória, Vila São Francisco, Lavrinhas.

Fotos do bairro Cruzeiro do Sul enviadas pela leitora Suzana Pressato
Fotos do bairro Cruzeiro do Sul enviadas pela leitora Suzana Pressato
Por falta do inseticida cujo pedido já foi feito junto à Secretaria de Sáude, a orientação da vigilância é para que os próprios moradores façam o controle: “Em um balde que deverá depois ser descartado, os moradores colocam sal grosso e água, com um plastico nas mãos ou luvas (nunca tocá-los sem proteção), deve-se pegar o molusco e colocar nesta mistura para que morram. Depois é preciso destruir a concha pois ela pode acumular água que poderá servir  de criadouro para a dengue posteriormente. “
Como matar o caramujo ( Foto: Site Plantão News)
Como matar o caramujo (Foto: Site Plantão News)

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias