Moradores redescobrem riqueza da história lavrense durante evento

 

 

Realizado na noite desta terça-feira (18), o IV Fórum do Patrimônio Cultural, organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura de Lavras (SELTC), propiciou o encontro da população lavrense com a riqueza dos aspectos históricos, artísticos, arquitetônicos e patrimoniais do munícipio.

O evento, realizado na Igreja do Rosário, integra a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, edição 2021, e serviu também para lembrar o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural, comemorado no dia 17. Neste primeiro dia houve uma Roda de Conversa com especialistas de diversas áreas. O público presente pode interagir com os palestrantes.

Participaram do encontro:  o historiador Geovani Németh Torres; o representante da Sociedade Civil do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Lavras e assessor da Paróquia de Sant’Ana, Jorge Charbel Haddad; a professora e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS), Janaína Faleiro L. Mesquita e o turismólogo Wagner Raimundo Gonçalves.

 

Foram abordados temas ligados à fundação da cidade, história da construção da Paróquia Sant’Ana e do quadro Verônica, atribuída ao pintor Joaquim Natividade, datada de 1805. A obra recentemente restaurada foi mostrada pela primeira vez na Igreja do Rosário, seu lugar de origem, durante o evento.

Foi apresentado também a reprodução do primeiro documento de Lavras datado de 1760, recentemente recuperado pela restauradora Thaís Cristina Coelho Carvalho Caixeta. Os palestrantes Jorge Charbel Haddad e a professora Janaína Faleiro L. Mesquita receberam o prêmio José Luiz de Mesquita durante a solenidade.

O secretário municipal da SELTC, Rodrigo Lucas Pacheco, elogiou a presença do público e ressaltou a importância de difundir o cuidado e a preservação do patrimônio cultural da cidade.

Nesta quarta-feira (18), às 19h, a programação será voltada para as apresentações musicais, com a participação de membros da Corporação Musical Euterpe Operária e da Associação para Promoção de Arte e Cultura (APROAC). Os participantes do IV Fórum do Patrimônio Cultural receberão um certificado, bem como os palestrantes.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias