Moradores criticam falta de vacina contra a gripe nas redes sociais

23/03/2020

 

 

Moradores lavrenses usaram as redes sociais para criticar o esgotamento do estoque de vacinas contra a Gripe H1N1, que foi iniciada nacionalmente nesta segunda-feira (23).  Segundo a Secretária Municipal de Saúde, a previsão é que segundo lote da vacina esteja disponível para a população na sexta-feira (27).

A alta procura fez com que o estoque da vacina se esgotasse no final da manhã. Muitos idosos que se deslocaram até os pontos de vacinação no começo da tarde voltaram frustrados para suas residências.  Para muitos moradores, uma nova exposição dos idosos, que terão de sair de suas residencias novamente para se dirigir aos pontos de vacinação, eleva o risco de uma eventual contaminação pelo Covid-19. Muitos idosos tem dificuldades de locomoção e fazem parte do chamado grupo de risco, isto é,  são hipertensos, cardiopatas e diabéticos.

A fim de prevenir uma eventual contaminação local pelo Covid-19, a Secretária Municipal de Saúde adotou o modelo de vacinação drive thru, realizada dentro do veículo, sendo está a mais procurada.  As filas de veículos na Praça Dr. Jorge, local onde havia os postos de vacinação, dobravam quarteirões. O trânsito ficou lento.

Nos postos de saúde, as filas também foram grandes. Por medida de segurança contra a epidemia de Covid-19, o espaçamento dos idosos nas filas era de um metro e com atediamento individualizado dentro das unidades de saúde. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, a distribuição dos lotes e quantidade de vacinas enviadas aos municípios é definida pela Secretaria Estadual de Saúde.