Uma história de solidariedade e esperança marcou o retorno da mineira Fabíola da Costa, de 32 anos, que voltou ao Brasil nesta segunda-feira (20) em uma UTI aérea vinda dos Estados Unidos. Em estado vegetativo desde setembro de 2024, após sofrer um mal súbito, Fabíola conseguiu retornar ao país graças à mobilização de amigos e familiares, que arrecadaram mais de R$ 500 mil em uma vaquinha virtual para custear o transporte médico internacional, avaliado em cerca de R$ 1 milhão.
O avião pousou no Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá (MG), de onde a paciente foi levada para o Hospital Ana Nery, em Juiz de Fora, para dar continuidade ao tratamento e realizar novos exames. Durante todo o trajeto, Fabíola esteve acompanhada por uma equipe médica especializada, com equipamentos de suporte vital e monitoramento constante.
Segundo amigos próximos, Fabíola morava e trabalhava nos Estados Unidos há alguns anos quando apresentou um quadro neurológico grave, sendo internada em uma clínica especializada. Sem condições de arcar com os altos custos do tratamento e do transporte, familiares iniciaram uma campanha online que rapidamente mobilizou brasileiros dentro e fora do país.
“Foi uma corrente de amor. Cada doação, cada compartilhamento ajudou a trazer nossa amiga de volta para casa”, relatou uma das organizadoras da vaquinha.
Agora, o foco está na recuperação de Fabíola e na continuidade dos cuidados médicos em Minas Gerais. O caso comoveu o país e mostra que, quando a solidariedade fala mais alto, nenhuma distância é grande demais para trazer alguém de volta para casa.