Militares da 6ª Região da Polícia Militar comemoram o Dia da Bandeira

Publicado em 19/11/2015
Foto: Márcio Purí (PMMG)

Hoje, 19 de novembro é comemorado  o Dia da  Bandeira Nacional, símbolo exponencial da Pátria.

A Bandeira Nacional foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes, auxiliado por Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Em dias de festa ou luto nacional é obrigatoriamente hasteada em repartições públicas, escolas e sindicatos. Durante o ano letivo, é obrigatório seu hasteamento solene, em escolas públicas e particulares, pelo menos uma vez por semana.

Foto: Márcio Purí (PMMG)

Foto: Márcio Purí (PMMG)

No entanto, no dia 19 de novembro, os atos de hastear e arriar a Bandeira Nacional ocorrem às 12 horas e às 18 horas respectivamente, com solenidades especiais. A Polícia Militar de Minas Gerais, em todo o Estado, nesta data solene realizou as atividades inerentes ao culto à Bandeira Nacional, reafirmando sua tradição de amor, respeito e patriotismo.

Na Ordem do Dia do Comandante Geral da PMMG, Cel PM Marco Antônio Badaró Bianchini, este ressaltou que “A Bandeira Nacional reflete a soberania e a grandeza de uma nação e é parte fundamental de sua construção identitária. Que ao comemorarmos o seu dia, sejamos contagiados pelo desejo de trabalhar permanentemente, como profissionais e como cidadãos, para que o nosso Brasil seja sempre um País justo, ordeiro e defensor da liberdade, da justiça, da democracia e da paz”.

*Assessoria 6ª RPM

Veja também