MG inicia diagnóstico de alunos da rede estadual para volta as aulas

A partir desta segunda-feira (5), as escolas que estão em cidades da onda verde, do programa estadual Minas Consciente, vão poder retomar as aulas presenciais.

Mas as escolas estaduais só voltam a partir do dia 19, depois de avaliação diagnóstica do aprendizado adquirido pelos alunos durante a pandemia. O diagnóstico deve ser realizado pelo aluno também a partir desta segunda, no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

A avaliação será aplicada aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e não vale nota. O objetivo é identificar as dificuldades e o conteúdo assimilado por cada um durante as aulas remotas oferecidas por programa de TV e por apostilas, distribuídas pelas escolas. Para estudantes que não têm internet, as escolas fornecerão a avaliação impressa. A partir dos resultados, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos.

Como funciona a autorização conforme o Minas Consciente

A autorização final para a reabertura ou não das escolas cabe aos municípios. As regras definidas pelo governo do estado são apenas para embasar as decisões de prefeitos de cidades que aderiram ao programa de flexibilização estadual, Minas Consciente.

As definições são as seguintes:

Municípios que estão na onda vermelha – só podem funcionar instituições de ensino de saúde: Autorização para funcionamento das aulas práticas de saúde com atendimento à população;

Municípios que estão na onda amarela – autorização para funcionamento da graduação, pós-graduação e outras atividades de ensino;

Municípios que estão na onda verde –autorização para funcionamento dos anos infantil, fundamental e médio.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias