Meninas Cantoras de Lavras se preparam para nova turnê

28/07/2015

As jovens do coral Meninas Cantoras de Lavras estão de malas prontas para mais uma turnê. Neste fim de semana serão realizadas apresentações em três cidades de Minas Gerais. Na próxima sexta-feira (31/07), o grupo se apresentará às 20h na Igreja Matriz da cidade de Catas Altas e no sábado (01/08), o coral segue para a cidade de São Domingos do Prata, onde se apresentará às 20h na Praça de Eventos. No domingo (02/08) as meninas se apresentam na cidade de Santa Bárbara, às 10 h, na Igreja do Caraça. As apresentações contam com repertório eclético, inclusive com canções do 2º CD do grupo, lançado em abril de 2014 – “Novo Tempo”.

A turnê conta com o apoio da Prefeitura, que conseguiu o transporte para o coral e com a parceria das empresas do município: Laveli Fiat, Viva Ford Veículos e Pemi Construtora.

O coral teve início em 2008, idealizado e criado pelo maestro José Maciel, por meio do apoio da Prefeitura. Em sete anos de caminhada conquistou o público por onde passou e tornou-se uma referência no trabalho de canto-coral com meninas.

Agora o grupo conta com 20 novas cantoras, de 12 a 14 anos de idade, A formação das meninas é realizada em três anos de estudos que abordam os aspectos da musicalização e da formação da conduta social e ética. A música torna-se base para a boa convivência e troca de experiências, o que possibilita aprendizados para além da música. Os princípios que regem este trabalho são: dedicação, disciplina, estudo, solidariedade e amizade.

As Meninas Cantoras de Lavras já percorreram mais de 35.000 kms cantando em cidades importantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal totalizando mais de 140 apresentações. Entre as inúmeras apresentações destacam-se: show ao lado das Meninas Cantoras de Petrópolis (RJ) e das Meninas Cantoras da Serra Gaúcha (RS); para os governadores do Estado de Minas Gerais Aécio Neves e Antonio Anastasia; para o Príncipe de Camarões Bernard Ndouga e também na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Em outubro de 2011 o grupo lançou seu primeiro CD, “Encontro”. Em 2013, o coral desvinculou-se da Prefeitura, constituindo a Associação das Meninas Cantoras de Lavras – uma iniciativa corajosa que contou com o apoio das famílias, amigos e empresários da cidade e região.. A parceria com a Prefeitura permanece, por meio de uma subvenção. Em abril de 2014 lançaram o 2º CD, “Novo Tempo”.