Massa de ar frio chega a Minas e provoca novo recorde de temperatura baixa

26/05/2019
Maria da Fé, no Sul de Minas, registrou a menor temperatura do ano em Minas Gerais. Foram 3°C na manhã deste domingo e houve geada.
A chegada de uma massa de ar frio a Minas Gerais, prevista nesta semana, resultou em mais um recorde de temperatura baixa no estado. Neste domingo, a temperatura mínima em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, chegou a 3°C, a menor do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior foi registrado em Monte Verde na última quarta-feira, quando foram registrados 4,4°C. Houve geada fraca em alguns pontos da região Sul e Campo das Vertentes nesta manhã.
Na tarde de sábado, a Defesa Civil de Belo Horizonte já havia divulgado um alerta de temperatura baixa até a segunda-feira. Neste sábado, segundo o meteorologista Jorge Luiz Moreira, do Inmet, a menor temperatura registrada em Belo Horizonte hoje foi de 13,9°C na Pampulha. Ontem, na mesma estação meteorológica, os termômetros haviam marcado 16,3°C. Hoje, na estação do Cercadinho, na Região Oeste, a mínima foi 14,8°C, e 15°C no Santo Agostinho.
O sistema é o primeiro que atingiu o estado na segunda semana de maio, cujo clima típico é de calor durante o dia e frio à noite. “Esta massa ainda vai atuar na próxima madrugada. As temperaturas vão continuar baixas e ao longo da semana gradualmente ela perde força. Haverá uma ligeira elevação das mínimas a partir de terça”, informou Moreira.
A tendência para a semana é de tempo estável e seco.  Nas regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste, Oeste Central e Metropolitana, a umidade relativa do ar pode chegar a índices inferiores a 30% à tarde.
Fonte: Cristiane Silva/Portal Uai

Você também pode gostar