Mais um significativo passo é dado para implantação do CETRAS- Lavras no Sul de Minas

 

 

Nesta terça-feira, dia 9, uma equipe de Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Belo Horizonte esteve juntamente com representantes da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA Rio Grande), do Ministério Público (MPMG), e do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS) e da Prefeitura Municipal de Lavras no local previsto para serem edificadas as instalações do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres no Sul de Minas (CETRAS/Lavras).

Na parte da manhã os representantes do IEF, Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins; diretora geral, Liliana Adriana Nappi Mateus; diretora de Proteção à Fauna, Janaina Aparecida Batista Aguiar, analista ambiental e Paulo Roberto De Lauro Silva, coordenador no Núcleo de Apoio a Regularização de Lavras; da ARPA Rio Grande, Emerson Ludgero da Costa , presidente; Tales Giuliano, vice-presidente; Matheus Henrique Junqueira, assessor jurídico e Josina Aparecida de Carvalho, coordenadora de projetos; do MPMG, Promotor Rodrigo Grava Brasil e Andressa, assessora; do UNILAVRAS, João Antônio Argenta, presidente do Conselho de Administração; Thales Viana Souza – Assessor Jurídico; Fernando Delgado, gestor Financeiro; Antônio Carlos Garutti, gestor de Infraestrutura e Rodrigo Crepaldi Lunkes, supervisor de Projetos; e da prefeitura municipal de Lavras, Tiago de Lima Pereira, secretário Municipal de Meio Ambiente, estiveram no viveiro de mudas do IEF, local cedido por meio de parceria com o UNILAVRAS há mais de dez anos.

Em seguida, a comitiva se deslocou para o Complexo de Clínicas Veterinárias do UNILAVRAS, que está com tratativas para ceder um espaço para instalação do CETRAS-Lavras, bem como, disponibilizar suporte técnico-veterinário e parte das instalações veterinárias em apoio operacional ao funcionamento do CETRAS.

Após as visitas técnicas, as equipes se reuniram nas dependências do UNILAVRAS, onde durante toda a tarde foram debatidos os pontos legais e gerenciais da minuta, para alinhar os procedimentos formais do termo de parceria entre as instituições. A expectativa é que em breve seja assinado o termo que dará suporte para a execução do projeto.

O planejamento de instalação do CETRAS-Lavras já conta com projeto arquitetônico e estrutural, a execução será feita em módulos, sendo o primeiro deles voltado para o atendimento das aves. As estatísticas apontam maior demanda na região sul de Minas para este grupo de animais. Além disso, o montante de recursos financeiros já disponível é compatível com a instalação das estruturas para avifauna
As tratativas do projeto se iniciaram em 2019 com a assinatura de uma carta de intenções pelos órgãos ora representados, visando a construção do CETRAS no Sul de Minas em Lavras.

Portanto, chegar nesse patamar, potencializa a certeza de que a instalação do CETRAS-Lavras trará inúmeros ganhos socioambientais, que vão desde a economia na logística, transporte e agilidade no atendimento da fauna silvestre resgatada, até no desenvolvimento de estudos e atividades de extensão universitária e geração de empregos.

Para a manutenção e finalização CETRAS-Lavras será necessário apoio dos municípios atendidos, bem como da sociedade civil e de empresas. Nesse sentido, juntamente, todos podem contribuir para realização deste projeto de causa tão nobre.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias