Mais 324 casos de dengue foram registrados em uma semana em Lavras

18/05/2015

Dengue1

Segundo dados do Balanço da Dengue divulgado pela Prefeitura Municipal de Lavras, até esta segunda-feira (18),  dia em que são consolidados os números da semana anterior, o município registrou  4.823 notificações e 1.756 casos confirmados de Dengue. Na  semana  anterior eram  4.429 notificações  e 1.432 casos confirmados, ou seja um aumento de 324 casos confirmados em uma semana, cerca de 46 confirmações  por dia.

Ainda de acordo com o Balanço, a estrutura montada pela Prefeitura já atendeu mais de 1.200 pacientes no local desde o dia 7 de maio. o atendimento aos pacientes com suspeita de dengue é feito nas barracas do Exército, na Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo – SELT, e já aliviou em 80% o movimento na Unidade Regional de Pronto-Atendimento (URPA), e em 30% na Santa Casa e Hospital Vaz Monteiro. Mais de 1.200 cidadãos com suspeita de dengue já foram atendidos no local até a última  sexta-feira (15) , pela equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde.

A estrutura montada funciona com três tendas equipadas com toda a infraestrutura necessária para triagem, medicação e hidratação dos pacientes, que vêm elogiando a infraestrutura montada e o atendimento médico. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, ininterruptamente, das 7h às 18 horas. A equipe de profissionais conta com dois médicos, quatro enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem que atuam nas unidades de saúde do município, além de dez estagiários de enfermagem e técnicos de enfermagem da UNILAVRAS. Cinco atiradores do Tiro de Guerra dão apoio a todo o trabalho.

Mutirões

Os mutirões de combate à dengue seguem em ritmo intenso no município. De acordo com o cronograma da Vigilância em Saúde, a partir desta 2ª feira (18/05) os agentes de endemias estarão no bairro José Cicarelli Filho para orientar os moradores sobre as medidas necessárias para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. As ações prosseguem até sexta-feira (22), dia em que é realizado o mutirão ampliado da semana: um grande bota-fora, com a limpeza do bairro por meio da capina, varrição, além da retirada de entulhos com o apoio de um caminhão.

Na semana do dia 25/05, o mutirão será realizado no bairro Cascalho; 02/06, Dona Wanda e 09/06, Novo Horizonte.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Lavras