Maioria dos vereadores pressiona presidente da Câmara Municipal a deixar o cargo

 

 

O presidente da Câmara Municipal de Lavras, Dr. Cleber Pevidor, foi pressionado pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal de  Lavras  a renunciar ao cargo para haver uma nova eleição da Mesa Diretora, que deveria ter ocorrido no último dia 30 de novembro.

 

O pedido vem embalado pelo confronto de leitura do que determina a Lei Orgânica do Município (LOM), cuja eleição da Mesa Diretora deveria ser realizada a cada dois anos, e o Regimento Interno do Legislativo, no qual prevalece que a eleições sejam feitas a cada um ano. A contradição entre os documentos foi apontado pelo vereador Leandro Lazarini Moretti recentemente, o que levou a uma batalha  interna dentro da casa.

 

Ausente na penúltima reunião ordinária na qual foi substituído pelo vereador José Henrique, Dr. Cleber Pevidor anulou a decisão tomada pelos vereadores de dar prosseguimento ao processo eleitoral da Mesa Diretora – derrubando também o parecer contrário da Assessoria Jurídica da Câmara Municipal, que havia entendido que prevalece o que determina a Lei orgânica do Município neste caso.

 

Dr. Cleber Pevidor afirmou que pensará se deixará ou não o cargo diante do impasse. Ele afirmou que chegou receber ofensas pessoais de alguns vereadores durante uma reunião extraordinária na semana passada. “Essa é uma decisão difícil de ser tomada e que tem implicações diante da população. Perdi noites de sono por conta disso”. A sua decisão deverá ser revelada na próxima reunião ordinária.

Por enquanto, quatro vereadores são contra a realização de uma nova eleição para eleger a Mesa Diretora. São eles José Márcio de Faria, Leandro Lazzarini Moretti, Zé Bento da Ambulância e Dr. Cleber Pevidor.    Os outros treze vereadores (Marcos Possato, Anderson Garçon, Carlão da Saúde, João Paulo Felizardo, Chapisco, José Henrique, Dr. Sebastião, Alisson Dentista, Luciano Tilili, Sô Zé, Edmar do Paiol, Daniel Costa e Lila) defendem a realização do pleito.

Durante a reunião ordinária, os membros da atual Mesa Diretora, Luciano Tilili (1º tesoureiro), José Henrique (vice-presidente), Evandro Castanheira Lacerda (Chapisco) e Elias Freire Filho, o Lila (2º secretário), anunciaram que renunciaram aos cargos caso a eleição de uma nova Mesa Diretora não for realizada como determina o Regimento Interno.

O vereador Alisson Magno Mattioli, que responde pelo cargo de 2º tesoureiro, anunciou em plenário que renunciou ao cargo. A decisão foi acatada pelo presidente do Legislativo. A assessora jurídica da Câmara Municipal, Drª Dra. Rafaela Aparecida Fonseca, também respondeu a questões apresentadas pelos vereadores quanto à legitimidade ou não de se realizar um novo pleito.

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias