Mãe e filha concluíram juntas curso de Administração Pública da Ufla

formandas-adm-publica-4

Os desafios de cursar a graduação a distância tiveram uma dimensão diferente para a servidora pública Neide Maria Gonçalves Rodrigues e para a médica veterinária Sara Gonçalves Rodrigues. Elas são mãe e filha e concluíram, juntas, o curso de Administração Pública a distância oferecido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). A colação de grau em que as duas receberam seus títulos ocorreu em 6/2.

Numa modalidade de ensino em que se exige do estudante muita disciplina, organização, força de vontade, iniciativa e autonomia durante os estudos, Neide e Sara tiveram o apoio mútuo para chegarem ao final de quatro anos de curso.  “Estarmos juntas ajudou muito, porque em diversos momentos eu pensei em desistir e ela me segurou. O contrário também ocorreu: ela desanimava e eu dizia que tínhamos de seguir em frente”, conta Neide.

O percurso de Neide e Sara

Sara – a filha – veio de Cláudio (MG) para cursar, presencialmente, Medicina Veterinária na UFLA. Durante sua caminhada acadêmica, ficou sabendo do processo seletivo para o curso de Administração Pública a distância. Como cresceu vendo a mãe se dedicar ao serviço público, na  Prefeitura de Cláudio – e julgava muito importante que todos os profissionais tivessem conhecimento em gestão pública – decidiu iniciar a nova graduação.

No início do curso de Administração Pública, a mãe, com experiência na área, auxiliava Sara nas tarefas. Foi então que Sara incentivou Neide a participar do processo seletivo seguinte e ingressar, também, no curso. Com o período de seis meses que Sara ficou na Austrália em capacitação profissional e, com as dispensas que Neide conseguiu de algumas disciplinas (por ter se formado em Ciências Contábeis no passado), as duas acabaram chegando juntas à conclusão desta graduação.

No percurso, entretanto, surgiram para elas dificuldades que normalmente atrapalham a rotina do estudante do curso a distância. Enfrentaram doença na família e viram o dia-a-dia transformado pela chegada de um bebê. Neide obteve a guarda do garoto e, depois de três filhos já crescidos, precisou reorganizar a vida para garantir os cuidados de saúde dos quais ele precisava.

Apesar de tudo, elas superaram os obstáculos e mantiveram-se no curso. Ambas não se esquecem do valor que teve, nos momentos de dificuldades, a atuação da secretaria do curso. “A secretaria é um ponto fortíssimo do curso. As servidoras que atuam lá são mais que nota 10. Se não fosse por elas, para nós seria impossível concluir. Nas maiores dificuldades, o atendimento foi humanizado, embora sempre seguindo os protocolos definidos”, diz Neide.

A parceria de mãe e filha num curso feito a distância gerou bons resultados. Sara conta que ajudou muito Neide a lidar com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com as ferramentas virtuais e com a formatação dos trabalhos. “Para as gerações anteriores à minha, a Internet é um desafio a mais”. Neide confirma o apoio recebido e diz que também deu suas contribuições. “Sempre fui muito exigente quanto à qualidade dos trabalhos que devem ser produzidos; essa visão também ajuda a nova geração a se aperfeiçoar”, complementa.

Apesar de afirmarem que tiveram opiniões divergentes em muitos debates durante a graduação, Sara e Neide estão de acordo ao dizerem que o curso exige muita dedicação e tem conteúdo complexo. “Se você não tem muita força de vontade e obstinação, não consegue concluir. As disciplinas de exatas, principalmente, são difíceis de acompanhar”, relata Neide. E os conselhos delas, para quem aceita o desafio do curso a distância, são rápidos: “Tenham perseverança e consigam uma companheira ou um companheiro de caminhada”.

Ao final do esforço, Neide e Sara receberam juntas o diploma, na cerimônia oficial da UFLA. E como resume Sara, o empreendimento resultou também em ganhos pessoais. “O curso nos uniu, porque ficamos numa mesma sintonia”. Elas também ressaltam, a todo momento, a preocupação com a qualidade do serviço público: “O ideal seria que todos os servidores da administração pública pudessem ter essa formação. É um curso muito bom”, complementa Neide.

A graduação a distância na UFLA

Atualmente a UFLA oferece cinco cursos de graduação a distância: Administração Pública, Filosofia, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia. O Centro de Educação a Distância da Universidade (Cead) mantém um suporte para que os estudantes desses cursos possam enfrentar os desafios da modalidade. São 18 polos espalhados pelo estado de Minas Gerais, abrangendo cidades como Itamonte, Governador Valadares, Cambuí e Araçuaí.

Somente em 2014 foram feitas mais de mais de 500 viagens aos polos, 230 videoaulas foram gravadas e encontros presenciais mensais foram promovidos. O coordenador geral do Cead, professor Ronei Martins, diz que, ao investir nos cursos a distância, a UFLA desempenha importante papel social, democratizando o acesso ao ensino. “O perfil dos estudantes do curso a distância revela que eles são, em sua maioria, maiores de 30 anos, trabalhadores de 40 horas semanais e com remuneração de até três salários mínimos. Eles buscam melhoria de sua condição socioeconômica e o acesso à educação superior colabora nesses projetos”, diz.

No curso de Administração Pública a distância já se formaram 88 estudantes desde 2013. As licenciaturas terão seus primeiros formandos em 2015. De acordo com o professor Ronei, no total, são 1.590 estudantes estão atualmente matriculados na graduação a distância da UFLA. A evasão média é de 27%. “É um percentual abaixo da média nacional. Tenho observado em diferentes estudos que  essa média está próxima de 30%”.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias