Luto: Faleceu o ator e diretor Homero Faria

 

Faleceu nesta segunda-feira (3) o diretor e ator Homero Faria. Ele tinha 66 anos e estava em sua casa, na rua José Claudino. Com larga carreira no teatro, sua grande paixão, Homero tinha mais de 50 anos de carreira dedicados às cenas teatrais brasileira e lavrense. Sua última aparição nos palcos aconteceu no ano passado, com o espetáculo “Teatropólis”, feito em parceria com o Coletivo de Artistas RUA (Reunião Urbana dos Artistas De Lavras). O espetáculo contava a história do teatro.

Homero Faria durante apresentação teatral.

Nascido em Campo Belo, Homero Faria era graduado em Filosofia com pós-graduação em História Econômica e Teatro Musicado Brasileiro. Era professor aposentado de Sociologia e Filosofia, além de disciplinas como Artes Cênicas, História do Teatro, Direção e Semiologia do Espetáculo, Interpretação, Técnica Vocal, e Sensibilização Corporal. Um de seus espetáculos mais conhecidos era “Pessoas”, monólogo baseado na obra do poeta português Fernando Pessoa. Carnavalesco histórico, Homero foi um dos fundadores da Grêmio Recreativo Escola de Samba Suvaco de Cobra e do Grupo Teatro Construção. Homero deixa a irmã Eliâny de Carvalho Faria Cicarelli.

 

O ator e diretor durante desfile da Escola de Samba Suvaco de Cobra.

Ele estreou nos palcos em 1961, aos sete anos de idade, com o apoio do pai, o ator e diretor Geraldo Faria, e a mãe, a figurinista Hermínia Carvalho. Nos anos 80 foi presidente da Federação de Teatro de Minas Gerais (FATEMIG) e diretor regional Sudeste da CONFENATA (MG/RJ/SP/ES). Também dirigiu a Secretária de Cultura Municipal nos anos 2000, sendo membro da Academia Lavrense de Letras.Homero era autor do livro de técnica teatral “Despir o Outro: Análise dos Processos de Encenação, Direção e Interpretação”. Homero também foi professor do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU) e da Unifenas, além de editor do “Caderno de  Cultura” do Jornal Lavras News. O corpo do artista será cremado no Crematório Parque da Saudade em Varginha.

O Grupo Teatro Construção emitiu uma nota sobre a morte do artista na redes sociais: “Hoje recebemos a notícia de que Homero Faria faleceu. Homero era ator, diretor, dramaturgo, e o maior teatrólogo de Lavras. Ele fundou o Grupo Teatro Construção, e somos muito gratos por toda sua história. Homero, faremos o que estiver ao nosso alcance, a cada dia mais para honrar seu legado. Que estejamos a altura. Que seus caminhos sejam repletos de luz e arte. Evoé”. 

O jornalista Sebastião Filho, do Blog Corvo Veloz,  também lamentou a morte do ator e diretor:  “Foi com o apoio de Homero Faria, que tive a honra de iniciar minhas publicações na imprensa lavrense, ainda na minha juventude, no antigo Caderno Cultura do Jornal Lavras News, de Eduardo Cicarelli, seu ex-cunhado. Defensor da arte, da cultura, de trato fácil e diplomata nos costumes, Homero Faria deixa um grande legado.  Aos familiares, parentes e amigos, minhas manifestações de pesar neste momento”.

Notícia atualizada às 18h. 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias