Luto: Falece o professor Alfredo Scheid (Alfredão)

 

Faleceu na noite deste sábado, o pesquisador, professor emérito da Universidade Federal de Lavras (UFLA)  e ex-atleta Alfredo Scheid Lopes, popularmente conhecido como “Alfredão”.

Ele tinha 82 anos de idade e era uma das personalidades mais queridas da comunidade lavrense.

Alfredo Scheid Rezende deixa a esposa, dois filhos e netos.

Veja sua trajetória:

Alfredo Scheid Lopes nasceu em Mindurí, MG, em 19/12/1937, últimodos oito filhos de Antonio de Araújo Lopes e Alexandrina Scheid Lopes. Fez o curso primário no Grupo Escolar Firmino Costa, o ginasial no Colégio Nossa Senhora Aparecida e o científico no Instituto Gammon, todos em Lavras, MG. É Engenherio Agrônomo pela ESAL (Escola Superior de Agricultura de Lavras) em 1961; Mestrado e PhD pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, Estados Unidos, em 1975 e 1977, respectivamente.

É professor de Fertilidade e Manejo de Solos dos Trópicos na ESAL (hoje Universidade Federal deLavras – UFLA) desde 1962. Autor de 86 trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior, 56 trabalhos publicados em congressos, 9 livros, sendo 3 como co-autor e 6 livros como primeiro autor – com destaque para o primeiro livro eletrônico (hypermídia-multimídia) em Ciência do Solo no Brasil (Guia de Fertilidade do Solo Versão 3.0), 2 traduções de livros, 27 capítulos de livros?no Brasil e no exterior, 52 boletins técnicos além da edição de 6 livros de outros autores. autores. Suas duas últimas publicações mais relevantes são o Guia de Fertilidade do Solo, versão 4.0, atualizada e ampliada.

Orientou 27 estudantes em iniciação científica e de pós-graduação no mestrado. Participou de 600 eventos no Brasil, e 32 no exterior na grande maioria com apresentação de palestras. Proferiu, pelasua experiência profissional em manejo de solos ácidos, conferências na Austrália, Filipinas, Japão, Itália, Inglaterra, Venezuela, Estados Unidos, Colômbia, Quênia, México, Argentina, Bali (Indonésia) e China, tendo, ainda, realizado visitas técnicas à Universidades e Centros de Pesquisas na Holanda, Alemanha, Espanha, Portugal, França, Havaí e Singapura.

Dentre prêmios e distinções recebidas, destacam-se: Certificado de Méritos da FAO, Roma, Itália, 1976; Pesquisador do Ano de 1986 pela EPAMIG, Minas Gerais; Professor Emérito pela Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS), 1989; Prêmio Ceres de Produtividade Agrícola, Brasília, 1990; Professor Emérito pela ESAL, 1991; Paraninfo dos formandos da UFLA em 1992, 1996, 1999, 2000, 2006 e 2007; Comenda Antonio Secundino de São José, outorgada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, 1993; Pesquisador Emérito do CNPq em 2008. Em maio de 1995, o professor Alfredo recebeu, em Singapura, o Prêmio Internacional de Fertilizantes, outorgado pela International Fertilizer Industry Association, com sede em Paris,concorrendo com cientistas dos países em desenvolvimento. Este prêmio é um tributo aos seus mais de 40 anos de ensino, pesquisa e extensão que contribuírampara o desenvolvimento da produção agrícola na região dos cerrados. Pesquisador Emérito do CNPq em 2008. Em 2013 recebeu três honrarias: Prêmio Pesquisador Sênior do IPNI – Internacional Plant Nutrition Institute, Prêmio Norman Borlaug conferido pela ABAG, Fundação Agrisus e USP e o Prêmio Heróis da Revolução Verde Brasileira, promovido ABAG, ANDEF, FAO-ONU e EMBRAPA. Em 27 de abril de 2015, durante a abertura do Agrishow de Ribeirão Preto, o Professor Alfredo recebeu o Prêmio Brasil Agrociência, outorgado pela ABAG, ABMAQ, ANDA e SRB.

Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) , aposenado em 1993 e até hoje Professor Voluntário do Departamento de Ciência do Solo da UFLA. É também, Consultor Técnico da ANDA, Associação Nacional para Difusão de Adubos em São Paulo.

Além disso, na sua juventude foi um atleta de destaque no Brasil obtendo os seguintes títulos:

* Campeão mineiro durante 9 anos das provas de salto em altura, salto tríplo e salto em extensão;

* Campeão de basquete do interior de Minas Gerais em 1955, 1960 e 1969 pelo Lavras Tênis Clube;

* Integrante da seleção mineira de basquete e vôlei durante vários anos;* Campeão brasileiro de salto emaltura, tríplice e extensão;

* Campeão sul-americano de salto em altura.

* Integrante da seleção brasileira de atletismo em torneios noUruguai, Chile, Peru e Argentina.

* Foi também jogador de futebol peloFabril e Olímpica, em Lavras, nas suas épocas áureas por 18 anos.

É casado com Selma Rezende Scheid Lopes, tem doisfilhos: Cláudia Mara (Engenheira Agrônoma) e Luis Henrique (Músico) e dois netosCarolina (19 anos) e Erick Henrique (10 anos).

Em 2017, em comemoração aos seus 80 anos lançou, em website on line, duas traduções de livros:

1) Reetz, Harold F. Fertilizantes e Seu uso Eficiente; Autor Harold F. Reetz Jr. Tradução: Alfredo Scheid Lopes, São Paulo ANDA, 2017, 178p. il. : http://www.ufla.br/ascom/wp-content/uploads/2018/03/Fertilizantes-e-seu-uso-eficiente-WEB-Word-Ouubro-2017x-1.pdf;

2) Schroeder, D. Solos – Fatos e Conceitos. Tradução para o inglês por P. Gething. Tradução para o português Alfredo Scheid Lopes; Lavras, MG, 2017, 244 p. il.  http //www.ufla.br/ascom / wp-content/uploads/2018/03/Solos-Fatos-e-Conceitos-final-final-1-1.pdf.. Atualmente está concluindo a tradução do livro   Propriedades e Manejo de Solos nos Trópicos,  do original em inglês: Properties and Management of Soils in the Tropics. Cambridge University Press, 2019, 800p. (No prelo) de autoria de Pedro A. Sanchez, World Food Prize de 2002.

Mais recentemente recebeu os seguintes prêmios:

a) Patrono do Prêmio Alfredo Scheid Lopes que tem por objetivo homenagear o melhor trabalho cientifico apresentado nos Simpósios de Solos da Universidade Federal de Lavras, organizados anualmente a partir de 2018, em colaboração com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Regional Leste;

b) Patrono do Prêmio Alfredo Scheid Lopes instituído pela Universidade Federal de Lavras em 2018, que será concedido aos três docentes que apresentarem o maior número de citações na base Web of Science, considerando os anos de 2015 a 2017;

c) Cidadão Honorário do Município de Lavras, Minas Gerais, outorgado pela Câmara Municipal de Lavras em 05 de dezembro de 2018.

Em 2019 foi indicado para concorrer a dois prêmios internacionais:

a) World Food Prize de 2019, que corresponde ao Prêmio Nobel de Agricultura, patrocinado pela General Foods Corporation nos EUA;

b) EUA Awashi IFFCO Award de 2019, na categoria Life Time

Professor Alfredo Scheid Lopes nasceu em Mindurí, MG, em 19/12/1937, últimodos oito filhos de Antonio de Araújo Lopes e Alexandrina Scheid Lopes. Fez o curso primário no Grupo Escolar Firmino Costa, o ginasial no Colégio Nossa Senhora Aparecida e o científico no Instituto Gammon, todos em Lavras, MG. É Engenherio Agrônomo pela ESAL (Escola Superior de Agricultura de Lavras) em 1961; Mestrado e PhD pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, Estados Unidos, em 1975 e 1977, respectivamente.

É professor deFertilidade e Manejo de Solos dos Trópicos na ESAL (hoje Universidade Federal deLavras – UFLA) desde 1962. Autor de 86 trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior, 56 trabalhos publicados em congressos, 9 livros, sendo 3 como co-autor e 6 livros como primeiro autor – com destaque para o primeiro livro eletrônico (hypermídia-multimídia) em Ciência do Solo no Brasil (Guia de Fertilidade do Solo Versão 3.0), 2 traduções de livros, 27 capítulos de livros?no Brasil e no exterior, 52 boletins técnicos além da edição de 6 livros de outros autores. autores. Suas duas últimas publicações mais relevantes são o Guia de Fertilidade do Solo, versão 4.0, atualizada e ampliada, agora on-line emwebsite (www.alfredao.com.br/propaganda) e A Career Perspective on Soil Management in the Cerrado Region of Brazil, publicado no periódico Advances in Agronomy ((Volume 137, 2016, Págs 1 72) e que se constitui?em uma re-leitura de suas teses de mestrado e doutorado defendidas na North Carolina State University, Raleigh, NC, EUA em 1975 e 1977, respectivamente (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0065211315300043).

Orientou 27 estudantes em iniciação científica e de pós-graduação no mestrado. Participou de 600 eventos no Brasil, e 32 no exterior na grande maioria com apresentação de palestras. Proferiu, pelasua experiência profissional em manejo de solos ácidos, conferências na Austrália, Filipinas, Japão, Itália, Inglaterra, Venezuela, Estados Unidos, Colômbia, Quênia, México, Argentina, Bali (Indonésia) e China, tendo, ainda, realizado visitas técnicas à Universidades e Centros de Pesquisas na Holanda, Alemanha, Espanha, Portugal, França, Havaí e Singapura.

Dentre prêmios e distinções recebidas, destacam-se: Certificado de Méritos da FAO, Roma, Itália, 1976; Pesquisador do Ano de 1986 pela EPAMIG, Minas Gerais; Professor Emérito pela Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS), 1989; Prêmio Ceres de Produtividade Agrícola, Brasília, 1990; Professor Emérito pela ESAL, 1991; Paraninfo dos formandos da UFLA em 1992, 1996, 1999, 2000, 2006 e 2007; Comenda Antonio Secundino de São José, outorgada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, 1993; Pesquisador Emérito do CNPq em 2008. Em maio de 1995, o professor Alfredo recebeu, em Singapura, o Prêmio Internacional de Fertilizantes, outorgado pela International Fertilizer Industry Association, com sede em Paris,concorrendo com cientistas dos países em desenvolvimento. Este prêmio é um tributo aos seus mais de 40 anos de ensino, pesquisa e extensão que contribuírampara o desenvolvimento da produção agrícola na região dos cerrados. Pesquisador Emérito do CNPq em 2008. Em 2013 recebeu três honrarias: Prêmio Pesquisador Sênior do IPNI – Internacional Plant Nutrition Institute (https://www.youtube.com/watch?v=of8_GDHLvKk), Prêmio Norman Borlaug conferido pela ABAG, Fundação Agrisus e USP (https://www.youtube.com/watch?v=dLZ1kxRpBfU) e o Prêmio Heróis da Revolução Verde Brasileira, promovido ABAG, ANDEF, FAO-ONU e EMBRAPA (https://www.youtube.com/watch?v=matv-ha9gJE). Em 27 de abril de 2015, durante a abertura do Agrishow de Ribeirão Preto, o Professor Alfredo recebeu o Prêmio Brasil Agrociência, outorgado pela ABAG, ABMAQ, ANDA e SRB (http://www.ufla.br/ascom/2015/04/28/professor-alfredo-scheid-recebe-o-premio-brasil-agrociencia-na-abertura-da-agrishow-2015/).

Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) , aposenado em 1993 e até hoje Professor Voluntário do Departamento de Ciência do Solo da UFLA. É também, Consultor Técnico da ANDA, Associação Nacional para Difusão de Adubos em São Paulo.

Além disso, na sua juventude foi um atleta de destaque no Brasil obtendo os seguintes títulos:

* Campeão mineiro durante 9 anos das provas de salto em altura, salto tríplo e salto em extensão;

* Campeão de basquete do interior de Minas Gerais em 1955, 1960 e 1969 pelo Lavras Tênis Clube;

* Integrante da seleção mineira de basquete e vôlei durante vários anos;* Campeão brasileiro de salto emaltura, tríplice e extensão;

* Campeão sul-americano de salto em altura.

* Integrante da seleção brasileira de atletismo em torneios noUruguai, Chile, Peru e Argentina.

* Foi também jogador de futebol peloFabril e Olímpica, em Lavras, nas suas épocas áureas por 18 anos.

É casado com Selma Rezende Scheid Lopes, tem doisfilhos: Cláudia Mara (Engenheira Agrônoma) e Luis Henrique (Músico) e dois netosCarolina (19 anos) e Erick Henrique (10 anos).

Em 2017, em comemoração aos seus 80 anos lançou, em website on line, duas traduções de livros:

1) Reetz, Harold F. Fertilizantes e Seu uso Eficiente; Autor Harold F. Reetz Jr. Tradução: Alfredo Scheid Lopes, São Paulo ANDA, 2017, 178p. il. : http://www.ufla.br/ascom/wp-content/uploads/2018/03/Fertilizantes-e-seu-uso-eficiente-WEB-Word-Ouubro-2017x-1.pdf;

2) Schroeder, D. Solos – Fatos e Conceitos. Tradução para o inglês por P. Gething. Tradução para o português Alfredo Scheid Lopes; Lavras, MG, 2017, 244 p. il.  http //www.ufla.br/ascom / wp-content/uploads/2018/03/Solos-Fatos-e-Conceitos-final-final-1-1.pdf.. Atualmente está concluindo a tradução do livro   Propriedades e Manejo de Solos nos Trópicos,  do original em inglês: Properties and Management of Soils in the Tropics. Cambridge University Press, 2019, 800p. (No prelo) de autoria de Pedro A. Sanchez, World Food Prize de 2002.

Mais recentemente recebeu os seguintes prêmios:

a) Patrono do Prêmio Alfredo Scheid Lopes que tem por objetivo homenagear o melhor trabalho cientifico apresentado nos Simpósios de Solos da Universidade Federal de Lavras, organizados anualmente a partir de 2018, em colaboração com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Regional Leste;

b) Patrono do Prêmio Alfredo Scheid Lopes instituído pela Universidade Federal de Lavras em 2018, que será concedido aos três docentes que apresentarem o maior número de citações na base Web of Science, considerando os anos de 2015 a 2017;

c) Cidadão Honorário do Município de Lavras, Minas Gerais, outorgado pela Câmara Municipal de Lavras em 05 de dezembro de 2018.

Em 2019 foi indicado para concorrer a dois prêmios internacionais:

a) World Food Prize de 2019, que corresponde ao Prêmio Nobel de Agricultura, patrocinado pela General Foods Corporation nos EUA;

b) EUA Awashi IFFCO Award de 2019, na categoria Life Time Achievement in the Field of Agriculture Development and Agriculture Research pela The Fertilizer Association of Índia.

in the Field of Agriculture Development and Agriculture Research pela The Fertilizer Association of Índia.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias