Luto: Falece em Lavras o agrônomo Ubaldino Dantas Machado, o “Dico”

 

Faleceu nesta sexta-feira, dia 23, Ubaldino Dantas Machado (foto), 79 anos, ex-presidente da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em Itabuna, na Bahia.

Popularmente conhecido como “Dico”, era um dos mais respeitados profissionais do setor de pesquisas agropecuárias no país. Ex-aluno do Instituto Presbiteriano Gammon, ele se formou em 1963 no curso de Agronomia pela então Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL).

Ubaldino Dantas Machado foi autor diversas produções bibliográficas voltadas à Agronomia e Economia Rural. Ele residia com a família na capital paulista.

Atualmente ele era chefe Departamento de Informação e Documentação (DIDI) dos anos 70/80 nas bibliotecas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“Dico” estava em Lavras para participar das comemorações dos 150 do Instituto Presbiteriano Gammon. Ele chegou a ser homenageado  com a inauguração de um banco numa das alamedas da escola. Além de aluno destacado, foi também atleta em competições esportivas na instituição.

Ubaldino Dantas Machado era filho Jerônimo Machado de Castro e Geralda Dantas de Castro e irmão de Toninho Dantas, que reside em Brasília.

“Dico” faleceu na Santa Casa de Misericórdia de Lavras. Seu corpo será velado e cremado na cidade de Sorocaba neste sábado, dia 24. Ele deixa a esposa Maria Sandra Mássimo e os filhos Ricardo, Érika e Renato, noras, genro e netos.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias