Lula diz que conversou com Donald Trump sobre economia, segurança e política internacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira.
Segundo Lula, os dois falaram sobre a relação entre Brasil e Estados Unidos e sobre temas internacionais. Eles trocaram informações sobre a economia dos dois países e avaliaram que o crescimento das duas economias é positivo para toda a região.

Lula destacou que o diálogo entre os governos melhorou nos últimos meses. De acordo com ele, esse bom relacionamento ajudou a reduzir tarifas que eram cobradas sobre produtos brasileiros.

Durante a conversa, o presidente brasileiro reforçou uma proposta para ampliar a cooperação no combate ao crime organizado. Entre os pontos citados estão ações contra lavagem de dinheiro, tráfico de armas, congelamento de bens de grupos criminosos e troca de informações financeiras entre os países.

Na área internacional, Lula disse que sugeriu que o Conselho da Paz proposto pelos Estados Unidos trate apenas da situação em Gaza e tenha participação da Palestina. Ele também voltou a defender uma reforma da Organização das Nações Unidas, com mudanças no Conselho de Segurança.

Os dois presidentes também falaram sobre a situação da Venezuela. Lula ressaltou a importância de manter a paz, a estabilidade da região e o cuidado com a população venezuelana.

Ao final da conversa, Lula e Trump combinaram uma visita do presidente brasileiro a Washington após viagens oficiais à Índia e à Coreia do Sul, previstas para fevereiro. A data ainda será definida.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Anuncie aqui