Lula confirma que disputará o quarto mandato em 2026 durante visita à Indonésia

Durante discurso em Jacarta, na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, de forma categórica, que pretende disputar um quarto mandato nas eleições presidenciais de 2026. A declaração foi feita nesta quinta-feira (23) durante uma visita de Estado ao presidente indonésio Prabowo Subianto, em retribuição à viagem oficial do líder asiático ao Brasil, ocorrida em julho deste ano.

“Eu vou disputar um quarto mandato no Brasil. Então, estou lhe dizendo que ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato termina em 2026, no final do ano, mas estou preparado para disputar outras eleições”, afirmou Lula, acrescentando que, aos 80 anos, mantém “a mesma energia que tinha aos 30”.

A fala, confirmada por veículos internacionais como Reuters, Bloomberg e El País, é a primeira declaração pública direta do presidente sobre sua intenção de concorrer novamente. O petista, que já governou o país entre 2003 e 2010 e retornou ao cargo em 2023, afirmou que ainda há “muito a fazer pelo povo brasileiro”.

Analistas políticos avaliam que o anúncio antecipa o clima eleitoral e reforça o movimento do governo de consolidar sua base diante das articulações da oposição para 2026. Apesar da confirmação, a candidatura oficial dependerá da convenção do PT e do registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Constituição brasileira permite dois mandatos consecutivos, mas não impede que um ex-presidente volte ao cargo após um intervalo — o que possibilitou o retorno de Lula. Caso eleito novamente, ele se tornará o primeiro brasileiro a governar o país por quatro mandatos.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Anuncie aqui