Limpeza do ribeirão da Zona Norte é tema de mobilização social realizada no fim de semana

7

Neste sábado (30/12) a rua dos Expedicionários, no bairro Esplanada – Zona Norte da cidade, recebeu os integrantes das secretarias de Desenvolvimento Social, Obras, Meio Ambiente e Saúde (Vigilância em Promoção e Situação de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental). O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância de conservar limpo o ribeirão da cidade, no trecho que começa na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e passa pela Zona Norte. Os moradores foram orientados a não jogar lixo e dejetos no ribeirão.

Além da limpeza do ribeirão, o combate à dengue também foi abordado na mobilização. O representante do setor Dengue do município, Diego Ramos, realizou uma palestra com o tema “Prevenção à Dengue”. Os agentes de endemias visitaram algumas residência para orientar os moradores sobre as medidas necessárias para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Foi realizado ainda um mutirão de limpeza, tratamento do bairro e exposição de larvas do mosquito da dengue. A programação também incluiu orientações sobre como manter uma alimentação saudável.

Além da mobilização, foi realizada aferição da pressão arterial e orientações de saúde para prevenir a coqueluche, meningite, hipertensão, entre outras doenças.

A comunidade também recebeu orientações sobre o controle e prevenção de escorpiões e pombos e sobre a importância da guarda responsável de animais. Houve ainda uma divulgação da campanha de vacinação antirrábica.

Estiveram presentes ainda os funcionários dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Eles orientaram a população sobre o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família ( PAIF), além do acompanhamento, encaminhamento, informações e orientações à grupos, famílias e indivíduos sobre benefícios, projetos e programas sócios assistenciais – Bolsa Família; Tarifas Sociais; Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS); Benefícios eventuais; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e serviços sócio educativos para famílias e grupos intergeracionais – grupos de convivência; grupos de convivências para idosos; aulas de violão; cantinho da leitura; artes em reciclagem; oficina temática; capoeira; atividades físicas; aulas de karatê; artes em crochê; tricô;ponto cruz; biscuit; pinturas; pano de prato, entre outros.

A Ouvidoria Participativa – projeto que promove o estreitamento na relação entre a população e os órgãos municipais, montou uma tenda para escutas e registrar as demandas dos moradores.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias