Levantamento aponta baixo índice de Aedes aegypti em Lavras

Foi realizado entre os dias 06 e 10 de agosto pelo Departamento de Situação e Promoção da Saúde da Vigilância em Saúde, o Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti em Lavras.

Trata-se de um Levantamento Amostral na zona urbana e rural para se determinar a população do mosquito no município.

Em Lavras, o resultado deste trabalho foi de “0,2” o que de acordo com o Ministério da Saúde é um número baixo de mosquitos. Esse resultado demonstra que o trabalho está no rumo certo. Desde o início de 2017, a gestão municipal vem realizando diversos mutirões em todos os bairros de Lavras, com a retirada de materiais que podem vir a ser criadouros de mosquitos, além de ações de educação e orientação. Isso também é mérito da população, que deu passos no que tange à prevenção, combatendo a proliferação do Aedes.

Não podemos esquecer que isto nos diz que devemos melhorar ainda mais este trabalho entre população e vigilância em saúde de Lavras, pois temos municípios muito próximos com altos índices de Aedes, inclusive com mortes por dengue este ano. Por isso, queremos contar com o esforço de cada cidadão para manter sua residência livre de criadouros e assim evitarmos epidemias que tanto sofrimento traz à comunidade”, enfatizou Rafael Martins Júnior, chefe de Departamento.

A melhor maneira de prevenir é aumentar a vigilância, eliminando os possíveis criadouros do Aedes. Para isso devem ser tomados alguns cuidados, como: manter o lixo em recipiente fechado, disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana, jamais descartar qualquer material que possa acumular água nos quintais, ruas ou lotes vagos, manter a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada, manter calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas, eliminar pratos nos vasos de plantas, verificar os bebedouros de animais e manter as piscinas devidamente tratadas e tampadas.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias