Lei que cria o ‘SUS Animal’ é sancionada em Alfenas

Publicado em 22/12/2021
Foto: Sérgio Andrigo Mendes.

 

A Prefeitura de Alfenas (MG) sancionou a Lei 5.124 que cria a o SUS Animal e Meio Ambiente – SUSAMA, na cidade. A lei regula as ações de saúde e bem-estar animal e proteção ambiental, através do sistema único de saúde.

A lei foi sancionada em sessão solene na Câmara Municipal de Alfenas realizada no último sábado (18). Junto da lei, a cidade deverá ganhar o 1º Hospital de Cães e Gatos de Alfenas, cujas obras estão finalizadas.

Segundo informações da prefeitura, o local, que em breve estará em funcionamento, conta com cerca de 1.210 m2 de área construída, divididos em canil, gatil, área de quarentena e isolamento, num total de 109 unidades (baias), além de departamentos, salas de cadáveres, depósito de ração, setor administrativo com salas de recepção, consulta, banho e vacinação, cozinha, copa, banheiros, pré-operatório, pós-operatório, bloco cirúrgico, internação, farmácia e almoxarifado, com toda estrutura necessária para atendimento de cães e gatos.

A expectativa é que o hospital se torne referência em Saúde Pública no Estado de Minas Gerais, com uma infraestrutura enorme para castrações e pequenas cirurgias, com salas de raio-X, ultrassom, exames de sangue, laboratório de análises clínicas, internação, recepção, banheiros, área de lazer e recreação para os animais. Nos alojamentos será proporcionado o máximo de bem-estar animal, com condições térmicas, espaço com conforto, iluminação natural durante o dia, segurança para os pets e para os visitantes.

Veja também