Lavras sediará Congresso Brasileiro de Agrometeorologia

Publicado em 18/08/2015

De 23/8 a 28/8 a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará o XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAgro 2015). O evento é promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBA) e, em 2015, a organização é feita pela UFLA, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Dos resumos submetidos ao evento, 479 foram aprovados: 59 deles indicados para apresentação oral e 420 para exposição em painel. No site do CBAgro 2015 é possível conhecer a experiência 30 palestrantes – brasileiros e estrangeiros – além de toda a programação do Congresso. As taxas de inscrição têm valores diferenciados para sócios e não-sócios da SBA, assim como para estudantes de cursos técnicos e graduação, estudantes de pós-graduação e profissionais.

Neste ano, o tema de evento é “Agrometeorologia no século 21: O desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros”. Cerca de 600 pessoas estarão reunidas com o interesse de promover o avanço da aplicação dos conhecimentos da pesquisa agrometeorológica no setor agrícola. Mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos orais e em pôsteres terão a missão de promover o debate sobre assuntos relacionados a Agronomia, Engenharia Agrícola, Meteorologia, Física, Hidrologia, Geografia, Biologia, Bioclimatologia, Micrometeorologia, Biofísica, Zoneamento Agrícola, Relações Água-Solo-Planta-Atmosfera, Instrumentação, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Estatística, Simulação e Modelagem, Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos, Bioenergia, Ambientes Controlados e demais áreas que se relacionam ao estudo do tempo e do clima aplicado à agricultura, pecuária e florestas.

Durante o Congresso, expositores de diferentes empresas demonstrarão os avanços tecnológicos recentes na área de agrometeorologia. A última edição do evento ocorreu em Belém do Pará, em setembro de 2013. Neste ano, 54 pessoas compõem a comissão organizadora e o comitê científico. A presidência é do professor do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), Luiz Gonsaga de Carvalho. O local de realização será o Salão de Convenções da UFLA. Para informações adicionais, estão disponíveis os e-mails [email protected] [email protected]

Acesse o site do CBAgro2015.

Veja também