Lavras registra 228 casos de dengue e prefeitura amplia ações de combate a doença

18/03/2015

dengue41

O trabalho de combate à dengue realizado pela Prefeitura de Lavras ganhou um importante reforço nesta terça-feira (17/03). Uma Força-Tarefa composta por 45 agentes de saúde federais de endemias chegou à cidade para auxiliar as equipes do município no trabalho para eliminar os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O trabalho dos agentes foi iniciado no bairro Lavrinhas.

Fumacê nos bairros

A pulverização com o Fumacê pesado será feito esta semana nos bairros N.S. de Lourdes, Lavrinhas, Cohab II, Vila Paraíso, Caminho das Águas I, Caminho das Águas II, Vila São Francisco, Centro Norte, Centro Sul e Esplanada. O Fumacê Costal, feito manualmente pelos próprios agentes continua sendo feito mediante notificação. Em dias de chuva, o serviço não é realizado em razão da pouca eficácia da pulverização.

Mutirões

Nesta terça-feira foram iniciados mutirões de limpeza nos bairros Vila Mariana, Esplanada, Jd Europa, Vila Paraíso, Cohab I e Cohab II, para combater o foco do Aedes aegypti, o mosquito transmissor, além de diversas outras atividades. Os agente visitaram as casas, recolhendo entulhos e orientando os moradores. Nos próximos dez dias serão atendidas as seguintes localidades: Caminho das Águas I, Caminho das Águas II, Alto dos Ipês, Judite Cândido, Campestre I, Campestre II e Campestre III, Nova Era I e Nova Era II, além das regiões Centro Sul e Centro Norte. Serão feitas visitas e orientações aos moradores.

Palestra

Agentes da Prefeitura estão realizando palestras nas escolas onde são transmitidas orientações de prevenção contra a doença aos alunos do Ensino Infantil e Fundamental. A próxima palestra será realizada nesta quarta-feira, 18 de março, às 13h, na Escola Municipal José Serafim. (Cronograma sujeito a alteração)

Comitê Municipal de Combate a Dengue

O Comitê contra a Dengue, Chikungunya e Leishmaniose se reúne toda 6ª feira no auditório da Prefeitura para programar as próximas ações de combate à doença.

Número de casos

Até segunda-feira (16/03), dia em que são consolidados os números da semana anterior, o município registra 901 notificações e 228 casos confirmados de dengue. Os bairros com maior número de notificações até o momento são Cohab, Nossa Senhora de Lourdes, Vila Mariana e Lavrinhas.

A Prefeitura reafirma a importância de que seja feita com frequência uma minuciosa verificação de locais com acúmulo de água nos domicílios e suas áreas comuns, como quintais e jardins. O ovo do mosquito transmissor resiste por mais de um ano e, caso haja nova presença de água, o ciclo evolutivo é retomado.