Lavras: Prefeitura confirma duas mortes por dengue e divulga nota sobre caso de febre maculosa

3

Febre Maculosa – Caso em investigação

Em 31/05, segundo informações da família, Richardson Santos Pereira, 26 anos, foi pescar no Rio Capivari, na divisa de Lavras com Itumirim – local com grande incidência de capivaras. Após desmaios e convulsões, foi internado na URPA, onde permaneceu de 05 a 08/06 em observação, com febre persistente. Em 08/06 foi transferido para a Santa Casa com quadro de confusão mental, dificuldades respiratórias e sangramento gengival. Depois de novas convulsões, o paciente teve uma parada cardiorrespiratória e veio a falecer neste domingo, 14/06.

Outras três pessoas estiveram com Richardson na pescaria, e estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica do município. Otávio apresentou sintomas de dor de cabeça e vômito, e Reinaldo e vinicius não apresentaram sintomas.

A sorologia (sangue) de Richardson Pereira foi enviada à Funed, em Belo Horizonte, neste sábado (13/06), para investigação. O município aguarda o resultado dos exames.

Mortes – Dengue

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou duas mortes por dengue em Lavras: Juraci Augusto de Carvalho, 86 anos, e Orlando Azarias da Silva, 92 anos, ambos nascidos em Lavras.

Juraci Carvalho foi internado em 9/02/15 no hospital Vaz Monteiro com insuficiência respiratória aguda, cardíaca e renal, e veio a falecer em 11/04.

Orlando Silva, 92 anos, foi internado na URPA em 15/04, com um quadro de desconforto respiratório e baixa oxigenação, e veio a falecer em 20/04. Segundo informações da família ele não fazia uso de nenhuma medicação, apenas recebia cuidados paliativos em razão do quadro de Alzheimer avançado.

Ações da Prefeitura

Febre Maculosa

O município fará uma busca no local, em parceria com a Polícia Ambiental, para verificação no entorno do Rio Capivari em busca do carrapato-estrela, causador da doença. O Ministério da Saúde também foi acionado, para que possa enviar profissionais que deem suporte a esse trabalho.

Dengue

A Prefeitura já realizou na atual gestão inúmeras ações de prevenção e combate à doença no município: força-tarefa da limpeza; palestras nas escolas; mutirões; tratamentos com a bomba motorizada costal em residências e pontos estratégicos; pulverizações de fumacê nos bairros e caminhões de lixo retirados nos mutirões. Mais de 166 mil focos da dengue foram eliminados e mais de 8.400 depósitos foram tratados, como piscinas e caixas d’água.

Os números da dengue no município registrados na Semana Epidemiológica 22 (31/05 a 06/06) – 64 casos — já apresenta uma queda de 77% em relação à Semana Epidemiológica 21 (24/05 a 30/05) – 267 casos. 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias