Lavras: Portadora de doença rara faz apelo para conseguir cadeira de rodas

 

Uma jovem portadora de uma doença rara lançou uma campanha na Internet e junto a amigos para divulgar conseguir comprar uma cadeira de rodas em Lavras.

Mirna Ali Zorkot (foto), 29 anos, é portadora da miastenia gravis, uma doença rara de origem autoimune que pode ser congênita ou adquirida. A síndrome pode acometer todo o corpo, quando é chamada de generalizada que ocorre em 80% dos casos , ou afetar somente os músculos oculares.

Nascida na Costa do Marfim, a jovem já empreendeu campanhas para divulgar a doença na cidade. Nos últimos tempos, ele precisou fazer usos constante do respiradouro 24 horas por dia, entre os muitos gastos de seu tratamento médico, por isso resolveu buscar ajuda para conseguir a cadeira de rodas manual cujo custo é de mais de R$ 3 mil.

Quem quiser contribuir com a campanha pode doar qualquer quantia para ajudar na compra da cadeira de rodas. A conta corrente do Banco do Brasil é 81852-6, agência 0364-6. Mais informações pelo telefone (35) 035 9-88081201.

Os principais sintomas da miastenia gravis são fadiga e fraqueza muscular fazendo com que o portador de miastenia apresente sérias limitações inclusive dificuldades de locomoção, pálpebra caída, dificuldade para mastigar e engolir, falta de ar, voz anasalada, visão dupla. Como esses sintomas não aparecem em conjunto, os primeiros indícios do surgimento dessa doença autoimune podem passar despercebidos durante anos, até o agravamento do quadro.

12814553_10205928466394738_4717467390323152789_n

Dado que a doença não tem cura, existem duas frentes para o tratamento da miastenia gravis: a medicamentosa e a cirúrgica (geralmente em casos de timoma), usados para estabilizar as possíveis crises, reduzir a progressão da doença e melhorar a força do paciente.

Importantes centros de pesquisa buscam novas terapias e até mesmo a cura para a miastenia gravis. É considerada uma doença de difícil diagnóstico devido aos seus sintomas estarem associados também a vários outros tipos de doenças como neuropatias, doenças musculares, esclerose múltipla e entre outras.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias