Lavras participará da VII Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

 

 

A Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura informa que o município de Lavras participará da VII Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, cujo tema desta edição é “Culinária e Patrimônio”, e convida toda a população para fazer parte das ações culturais.

Culinária e Patrimônio? Conforme sugere o convite do IEPHA, “A rosca rainha no meio da tarde, trazida pelo moço com o balaio na bicicleta, ainda quentinha, é lembrança de infância que não se perde nunca. O cheiro do pão assando na padaria da esquina. O biscoito de nata da vovó e aquele queijo caseiro, que a cada dia ficava menor e mais amarelinho. Café coado na hora, coador de pano, claro. Jeito de despertar para a vida e encarar o dia. No almoço, couve rasgadinha, feijão batido bem temperado, aquele arroz de forno, receita que veio de outros cantos, mas que aqui tomou sua cara própria. Lombo assado ou frango, dependia do dia, do motivo e do que tinha em casa. E a sobremesa então? Era compota de tudo quanto é fruta, tinha doce de mamão verde, goiabada, laranja em calda e muito doce de leite, de vários tipos, com coco, ambrosia e lá vai… tudo colocado no mesmo prato, prato do meu avô, com um pedação de queijo do lado. Para os adultos tinha um vinho de jabuticaba, também preparado em casa. Para as crianças suco de uva ou de goiaba, tudo do mesmo quintal. E olha que não era dia de festa, estes nem se fala, comilança e todos os vizinhos por perto! São muitas as memórias da infância, que voltam à tona por causa dos sabores, dos cheiros, das lembranças daqueles momentos de convívio, afeto, acolhimento que a cozinha nos trazia. Através da comida montamos nossa história e nossa identidade. Uma história que é compartilhada, que é transmitida, que é vivida no cotidiano e reinventada a muitas mãos”.

Com o objetivo de promover ações que tratem dos modos de fazer, das receitas, dos lugares e práticas ligadas à alimentação, seu preparo, as particularidades de nossa região e seu patrimônio gastronômico, a Casa da Cultura em breve anunciará as ações a serem realizadas para a VII Jornada, e, desde já, solicita apoio de todos os lavrenses.

Como ajudar e participar?

Se você possui cadernos ou livros de receitas antigos; utensílios ou outros elementos relacionados com a cultura alimentar, tais como as panelas de barro, colheres de pau, itens ligados ao processamento dos alimentos, tais como, moinhos, pilão, etc.; produz artesanalmente bebidas, alimentos ou doces de modo artesanal, como cachaça, queijo, goiabada, etc.; entre em contato!

Vale lembrar que ainda é possível participar do cadastro cultural de saberes culinários lavrenses, noticiados anteriormente neste link: http://pml.lavras.mg.gov.br/conteudo/texto/3035.

Os interessados em participar podem mandar e-mail para [email protected] ou ligar para o telefone 3694-4086 da Casa da Cultura. Endereço: Rua Sant’Ana, n.º 111 – Centro.

*Texto: Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura – Departamento de Patrimônio

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias