Lavras: Ministério da Saúde terá de complementar valor de medicamento usado pelo garoto Rafa

 

 

A família de um menino de Lavras (MG) que nasceu com uma doença rara, que pode afetar um a cada 10 mil nascidos no mundo, conseguiu uma medida judicial que determina que o Ministério da Saúde complemente o valor da medicação, que custa R$12 milhões. O prazo para o Ministério da Saúde depositar o dinheiro termina nesta quarta-feira (23).

Após a família ganhar a ação, o prazo estipulado pela Justiça para que o Ministério da Saúde depositasse o dinheiro era na segunda-feira (21), às 23h59. Mas este prazo expirou e o Ministério da Saúde conseguiu estender por 48 horas.

O remédio se chama Zolgensma é considerado o mais caro medicamento do mundo. Segundo a família, ele é a maior chance que o Rafael, de um ano e dez meses, tem de ter uma vida próxima ao normal. A família criou diversas campanhas nas redes sociais para conseguir arrecadar o valor do remédio. Até o momento, eles arrecadaram 3,9 milhões.

“A gente está nessa luta há praticamente sete meses e o juiz decretou que a União complementasse o valor que a gente arrecadou até o momento. Eles tinham 10 dias para cumprir a ordem judicial, mas não cumpriram, não recorreram e foram adiando. A gente está aguardando hoje, que é o prazo final, porque este remédio vai fazer toda a diferença na vida do Rafa”, explicou Elaine Gonçalves da Silva Pelincari, mãe do Rafa.

A produção da EPTV, filiada Globo no Sul de Minas, entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber sobre a decisão judicial. Por nota, o ministério informou que vai cumprir o prazo estipulado pela Justiça.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias