Lavras já tem 10 casos suspeitos de H1N1

Lavras já tem 10 notificações da gripe  H1N1, conhecida como Gripe Suína. Na semana passada eram 4 suspeitas e um caso confirmado em um homem de 50 anos.

A gripe suína  é uma doença respiratória aguda e é diferente de uma gripe comum, por ser causada por um subtipo distinto do vírus influenza. O H1N1 traumatizou o mundo ao causar uma grande epidemia  em 2009, com mais de 50 mil casos registrados e cerca de 2 mil mortes.A doença é transmitida de pessoa a pessoa pelo contato com secreções respiratórias e causa febre alta, dificuldades respiratórias, coriza, dor de garanta, mal-estar e fortes dores no corpo e na cabeça.

Os médicos pedem para que a população adote medidas de proteção como lavar e higienizar bem as mãos. Em clínicas particulares da cidade,  a procura da vacina é grande. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS  à pessoas que fazem parte dos grupos de risco como:  gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz, idosos e crianças de até 5 anos, entre outros). Porém, a campanha de vacinação nos postos de saúde, começa só dia 30 de Abril.

De acordo com a  Secretaria de Estado de Saúde de  Minas Gerais, até a última quinta-feira (31) , duas pessoas morreram em decorrência da gripe H1N1 em 2016 no estado. As duas mortes confirmadas ocorreram na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro. O órgão não informou o número de casos investigados neste ano. Os dados são do dia 22 de março.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias