Lavras já tem dois casos confirmados de dengue em 2016

Publicado em 15/01/2016

 

 

O ano mal começou, mas o fantasma da dengue voltou a rondar a cidade de Lavras neste mês de janeiro.

 

Segundo a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Lavras, foram registrados sete notificações da doença neste mês, sendo dois casos confirmados e outro caso clínico, que precisa de exames para ser comprovado.

 

A notícia volta a assustar população do município em vista da maior epidemia da doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti em 2015, quando foram registrados 6.339 mil casos notificados e 5.688 mil casos confirmados da doença.

 

A preocupação aumenta por conta do avanço da febre chikungunya também transmitida pelos mosquitos aedes aegypti (presente em áreas urbanas) e aedes albopictus (presente em áreas rurais), e o zika vírus, também transmitido pelos mesmos mosquitos.

 

Minas Gerais registrou em 2015 o segundo maior número de casos prováveis de dengue dos últimos quatro anos. Nos últimos 12 meses, foram 189.602 notificações, que envolvem confirmações e suspeitas da doença. O número só ficou abaixo de 2013, quando foram registrados 414.593 notificações. No período, 67 pessoas morreram por causa da doença.

 

Veja também