Lavras inaugura primeira empresa de reciclagem de veículos de Minas Gerais

 

Foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 11, a primeira empresa de reciclagem de  veículos  de Minas Gerais. Localizada no Distrito industrial de Lavras, a Infinitu’s Reciclagem Automotiva é referência na destinação correta em veículos com final de vida útil, os chamados ELV (end of life vehicle).

Os empresários lavrenses Renato de Oliveira Silva e Cassimiro da Silva.

Fundada pelos empresários lavrenses Renato de Oliveira Silva e Cassimiro da Silva, a Infinitu’s Reciclagem Automotiva atende todos os requisitos da Lei Federal 12.977 de 2014, que estabelece um processo de gestão e controle de reciclagem de veículos em Minas Gerais, com implantação de um sistema de reciclagem de automóveis ambientalmente corretos e sustentáveis.

A empresa tem credenciamento junto ao Detram – MG (Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais), órgão competente para controlar e fiscalizar as empresas de desmonte de veículos. A marca mantém um rigoroso processo de desmontagem dos veículos ELV, tendo todos os padrões de segurança certificados pelo Corpo de Bombeiros, Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (COPASA) e órgãos ambientais.

Na Infinitu’s Reciclagem Automotiva o veículo passa por cinco estágios diferenciados de desmonte, tendo todas as suas peças destinações corretas. São elas:

1. Recepção: o veículo é inspecionado, conferida a documentação e feita a identificação visual das peças que serão aproveitadas e da sucata para serem destinadas;

2. Descontaminação: se realiza em duas etapas: 2.1: o veículo vai para uma plataforma onde são retiradas as rodas, o gás do ar condicionado, a bateria e deflagração do air bag; 2.2: o veículo vai para a Estação de Descontaminação, onde todos os seus fluídos e contaminantes são retirados e acondicionados com alta tecnologia e referência no mercado brasileiro;

Máquina de descontaminação foi trazida da Áustria: tecnologia de ponta dentro dos padrões de segurança e da legislação ambiental.

3. Desmontagem: o veículo é desmontado em um processo pré-definido com sequência lógica para facilitar o processo de separação de peças com categorias;

Empresa emprega oito funcionários. Meta é expandir a planta da marca.

4. Triagem: as peças são separadas em três grupos: A: peças que estão em ótimas condições e podem ser reaproveitadas, sem necessidade de reparos; B: peças que necessitam de algum tipo de reparo antes de sua certificação e classificação; C:peças que são passíveis de reutilização e serão destinadas para reciclagem.

Trabalho ajuda na reciclagem de peças e inibi prática de furos e roubos de veículos.

5. Rastreabilidade: as partes e peças são identificadas para certificação e rastreabilidade através de sistema homologado pelo DETRAN;

Sistema de armazenamento de resíduo dentro dos mais altos padrões de segurança.

6. Armazenagem e Expedição: as partes e peças são armazenadas e expedidas para o cliente através dos diversos canais de vendas.

A Infinitu’s Reciclagem Automotiva tem capacidade para reciclar oito veículos/dia, sendo que a meta é atingir um patamar de 25/dia com a expansão da planta-piloto. A marca emprega atualmente oito funcionários. O objetivo almejado pela empresa é ser socialmente justa, ecologicamente correta e economicamente viável. A empresa é capaz de receber veículos em final de vida útil através de leilões, DETRAN e particulares.

A marca pretende também contribuir para a erradicação de veículos abandonados nas ruas da cidade. Segundo a Secretária Municipal de Trânsito, estima-se que Lavras possua hoje mais de 100 veículos nestas condições. O serviço oferecido também ajuda absorver o volume gigantesco de veículos sucateados parados nos pátios do DETRAN ou mesmo em frotas cujos veículos não apresentam as mínimas condições de segurança para o uso.

Veículos em final de vida útil no pátio da empresa.

“Nós temos condições de oferecer uma reciclagem de um veículo de maneira adequada, onde não há vendas de peça no mercado negro e todo o processo é amparado por Lei. O meio ambiente, a economia, a industrial e o próprio consumidor saem beneficiados neste processo”, afirmou Renato de Oliveira Silva.

Cassimiro da Silva destacou a importância de transformar os veículos em matérias primas reutilizáveis. “Isso proporciona credibilidade ao mercado automotivo e de autopeças e diminui a quantidade de furtos e roubos de veículos”. Segundo os empresários, trata-se de um mercado em expansão e que trará benefícios empregatícios e econômicos para o município a médio e longo prazo.

Maiores informações sobre a empresa podem ser obtidas através do telefone (35) 3822-5675, o e-mail [email protected] e o site www.ecoinfinitus.com.br .

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias