Lavras está há mais de dois meses sem Chuva

Uma das principais características do inverno na Região Sudeste do Brasil é a ausência de precipitações. Os volumes de médios de chuva nos meses de inverno são os mais baixos ao longo do ano. Em invernos normais, é comum que áreas como o norte de São Paulo, o centro-norte e oeste de Minas Gerais passem mais de três semanas consecutivas sem chuva, segundo dados do Climatempo.

Em Lavras, de acordo com a estação climatológica da Universidade Federal de Lavras, a última chuva significativa foi registrada há mais de dois meses, no dia 9 de Junho , quando choveu 0.4 mm de água. Porém, a média para o mês foi mais do que o dobro do que registrado em 2015, de acordo com as medições: em junho de 2015 choveu em Lavras 31.5 mm , já este ano, foram registrados 84.2 mm no mesmo período.

Já o mês de Julho não registrou precipitações e, em Agosto até o momento não choveu. Ainda de acordo com o Climatempo, a maioria das frentes frias que chega a Sudeste no inverno provoca chuvas fracas nas áreas próximas ao mar. Somente algumas poucas frentes frias, realmente fortes, conseguem aumentar a umidade e provocar chuva pelo interior da Região. O inverno é a normalmente a estação mais seca e mais fria no Sudeste. Já o mês de Setembro deve chover mais pois termina o inverno se inicia a primavera.

Temperatura e umidade do ar

As temperaturas continuam subindo gradualmente, o dia mais frio do ano de 2016 foi 18 de Junho quando os termômetros chegaram a 3.7°C .

Com relação a umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde, esse mês de Agosto registrou a menor média: 26% na última terça-feira (9/8), indice considerado estado de atenção pela Organização Mundial da Sáude.

Seca em Minas

Essa semana municípios de Minas Gerais e da Bahia tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional devido à seca e à estiagem.

Estão em situação de emergência as cidades de Berilo, Gameleiras, Manga e Monte Formoso aqui no Estado. Com esta medida, os municípios podem solicitar o apoio federal em ações de socorro, assistência e o restabelecimento de serviços essenciais, além de permitir que o acesso a outros benefícios, como aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias