Lavras: Centro Musical Edgar Willems comemora 25 anos apostando no ensino de alta qualidade

“Você precisa ter muita persistência, acreditar realmente nos seu trabalho, caso contrário você para no meio do caminho”. A frase dita pela pianista e musicista lavrense Silvia Regina Pfeiffer em seu encontro com a Tribuna de Lavras resume o que fez dela a mais importante profissional devotada ao ensino da música no município.

Sua longa trajetória que se consolida com a criação do Centro Musical Edgar Willems, que comemora 25 anos de fundação em 2015. Silvia Pfeiffer começou a tocar piano na adolescência tendo como professoras as lavrenses Delva Emerich, 82 anos, e Cecília Veiga (já falecida). Formada em Música pela Universidade de São Paulo (USP), tem curso de especialização em iniciação e musicalização infantil feito na Suíça e na França.

Para a musicista, a escola vive o seu melhor momento por conta da equipe de profissionais gabaritados e formados nas mais renomadas universidades brasileiras. O objetivo é oferecer um ensino de qualidade e confiável para a aprendizagem dos alunos.

Além da própria Silvia Pfeiffer nas aulas de musicalização infantil, o time conta com o pianista e compositor Hélcio Baroni (USP) – atualmente em cartaz com um recital dedicado à obra do mineiro Egberto Gismonti; o pianista Francis Vilela (Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG), que também promove um recital voltado à obra do pianista francês Claude Debussy (1862-1918). Há também o violinista Emerson Rocha (Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP) e a professora de canto Elisabete Mendonça Silva do Carmo (UFMG).

“A musicalização é um processo muito importante, no qual trabalho a criança como um todo. Elas vivenciam a música, o ritmo, a voz, o ouvido e somente depois entregamos ela pronta para os professores de acordo com suas aptidões. Com isso, cada aluno tem uma base, ele chega alfabetizado ao instrumento”, relatou.

A proposta da iniciação musical envolve alunos a partir dos quatro anos de idade com aulas em grupo e individuais. “A criança vai progredindo, mas não abandona a musicalização, pois trata-se de um processo junto com o aprendizado do instrumento”. A pianista destacou que a formação musical traz benefícios inerentes à vida escolar dos alunos, aumentando a sua concentração, precisão, coordenação motora e criatividade. Para ela, a formação musical é algo fundamental na vida de qualquer criança ou jovem.

Concertos

Ao longo dos últimos anos, o Centro Musical Edgar Willems movimentou o cenário da música erudita em Lavras, um gênero hoje tão pouco valorizado como toda arte da alta cultura, mas que, graças à pianista, pode retornar ao lugar que merece em nossa cidade.

Com o Concerto de Primavera, em 2014, a escola conseguiu a façanha de trazer a Lavras o renomado pianista internacional Cristian Budu, vencedor de diversos concursos nacionais, como o Nelson Freire (2010) e o Programa Prelúdio da TV Cultura (2007). Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o 25º Concours International de Piano Clara Haskil na Suíca. A pianista revelou que Cristian Budu se ofereceu para fazer o concerto naquela ocasião após conhecer o trabalho formativo da escola.

No ano passado, também por inciativa do Centro Musical Edgar Willems, aconteceu o concerto da dupla de pianistas Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, nomes consagrados do cenário brasileiro e internacional. Eles inauguraram o projeto Amigos da Música, num recital histórico para o município.

Uma das conquistas da pianista Silvia Pfeiffer foi a compra da sede própria da instituição, que em breve ganhará uma sala especial de apresentações. O espaço deverá ser finalizado até o final deste ano. A outra foi a aquisição do piano de cauda profissional da marca Yamaha, usado pela primeira vez durante a apresentação de Cristian Budu em Lavras.

“Ter um piano de cauda é o sonho de todo pianista profissional. Sou muita grata a Deus por tê-lo conquistado e ter essa equipe tão boa ao meu lado para podermos trabalhar. A compra do piano foi uma vitória. A FADMINAS abriu as portas para que ele pudesse ficar lá”, disse.

Silvia Pfeiffer perdeu a conta de quantos alunos passaram pelo Centro Musical Edgar Willems nestas mais de duas décadas. “Dei aulas para uma geração de crianças e jovens. Tenho ex-alunos que hoje são médicos e até um diplomata, o lavrense Bruno Pereira Rezende. São pessoas que me escrevem para agradecer pelo fato da música fazer parte de suas vidas até hoje”, enfatizou.

Futuro

silvia oficial  (1) - Cópia

A pianista disse ter consciência da pouca valorização da música no processo formativo dos cidadãos, mas não perde a esperança de contribuir de alguma forma nesse processo. “O que fazemos é dar uma contribuição pequena a essa cultura que é tão importante para a sociedade. Realizar recitais com os alunos e suas famílias ou promover um máster class com alunos de 10 anos de idade tocando piano de forma maravilhosa em nossa escola, isso não tem preço”. Ela afirmou que o mais importante não é somente poder formar novos musicistas, mas ensinar os alunos a ouvir e gostar da boa música.

Silvia Pfeiffer afirmou que o seu desejo é que a população lavrense visite e conheça o trabalho empreendido pelo Centro Musical Edgar Willems a fim de travar contato com o trabalho empreendido pela equipe de professores. “Essa é a minha meta para os próximos 25 anos: fazer um trabalho cada vez mais comprometido com a excelência, a qualidade, a seriedade e a transparência do ensino da música. Meu sonho é que essa escola continue, que ela não morra”, finalizou.

O Centro Musical Edgar Willems abrirá inscrições para novas turmas nessa segunda-feira, dia 1º. A escola fica localizada na rua Pedro Moura, 343, ao lado da Escola Municipal Drª. Dâmina. Mais informações pelos telefones pelo 3821-0211 e 99986-0211.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias