Lauro Mesquita tem mandato de vereador extinto, após ter seus direitos políticos suspensos

Nessa segunda feira dia 11, a presidente da Câmara Municipal de Lavras, Carol Coelho, realizou a leitura do ofício de extinção do mandato do vereador  da extrema direita , Lauro Mesquita (PSL), enviado pela Juiza Zilda Maria Youssef Murad Venturelli. Em seguida, foi convocado o suplente Rogério César Salles Morais (PSL), que deverá ser empossado na quarta-feira, dia 13, em reunião extraordinária.

Lauro Mesquita vem se envolvendo em polêmicas desde o inicio de seu mandato, protagoniza uma ferrenha oposição a prefeita Jussara Menicucci, em sessões plenárias pudemos acompanhar diversos atrito com seus colegas vereadores.

Imagem das redes sociais do vereador

O processo que resultou na condenação teve origem em 2014, quando Lauro ainda não era candidato a vereador  e condenação aconteceu em  28/09/22.

O suplente Rogério César Salles Morais (PL) já havia protocolado um ofício comunicando a decisão judicial em dia 17 de novembro. Em seu ofício, ele cita o artigo 40 da Lei Orgânica do Município de Lavras, onde se afirma: “Perde o mandato o vereador que infringir quaisquer das proibições estabelecidas na Lei Orgânica” , e cita “Na esteira do posicionamento da Suprema Corte, vereador condenado criminalmente, perde o mandato, independentemente de deliberação da Câmara, como consequência da suspensão de seus direitos políticos.  A presidente encaminhou o documento ao Departamento Jurídico do Legislativo, na época.

Lauro Mesquita foi condenado por calúnia e difamação, resultando na suspensão automática de seus direitos políticos pela Justiça Eleitoral.

Este episódio levanta questões sobre a importância da lisura e integridade em representantes políticos, destacando a necessidade de transparência e respeito às leis no cenário político local. A sociedade clama por líderes comprometidos em representar o povo de forma ética e responsável, preservando os princípios fundamentais.

Confira o vídeo com o momento exato da leitura em nosso Instagram .

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias