LabCovid/UFLA amplia o número de municípios atendidos para diagnóstico da Covid-19

 

 

O  laboratório de diagnóstico molecular da Covid-19 da Universidade Federal de Lavras (LabCovid UFLA) a partir deste ano passa a atender mais 12 municípios mineiros: Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Cristina, Dom Viçoso, Itamonte, Itanhandu, Jesuânia, Lambari, Passa Quatro, São Sebastião do Rio Verde, Soledade e  Virgínia. O LabCovid receberá as amostras de 31 municípios, no total.

Os exames do tipo RT-PCR são realizados por meio do fluxo de atendimento da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)) relativo ao credenciamento do LabCovid à Fundação Ezequiel Dias (Funed).

A inclusão de novas cidades no fluxo do LabCovid UFLA, facilita a logística de atendimento no Estado, contribuindo para o cenário de enfrentamento à Covid-19. Devido à parceria, a SES-MG garante insumos e reagentes para a realização dos testes. Outro fator importante, em decorrência da sazonalidade da doença, é que o Laboratório não define mais cotas para a realização de exames por cidade, deixando à disposição a capacidade técnica máxima para realização dos diagnósticos.

Além de todas essas cidades atendidas, o Laboratório também recebe amostras do ambulatório da UFLA, proveniente de pessoas sintomáticas que possuem algum tipo de vínculo com a Universidade, dentro dos critérios de testagem do Estado, preconizados no Manual de Diagnóstico da Covid-19 (versão 5).

Aumento de casos positivos para Covid-19

Essa nova abrangência ocorre em um momento de extrema importância para os municípios, pois tem-se verificado, tanto a nível municipal e estadual, quanto nacional, aumento de casos positivos para Sars-CoV-2. O LabCovid/UFLA registrou aumento no número de amostras analisadas e de casos positivos na primeira semana de 2022, muito provavelmente devido à presença da variante ômicron. Foram processadas mais de 370 amostras na primeira semana do ano, e os casos positivos superam o dobro da soma de casos dos dois últimos meses de 2021.

O coordenador-geral do LabCovid UFLA, professor Bruno Del Bianco Borges, ressalta que diante do atual cenário epidemiológico, as medidas preventivas devem-se manter, como o correto uso de máscaras, a higiene das mãos e o distanciamento recomendado, pois o momento é de cautela e responsabilidade. Além disso, Bruno ressalta que “os recursos públicos investidos para estruturação e manutenção do Laboratório estão sendo devolvidos diretamente à população, na forma de prestação de serviço de alta qualidade para o diagnóstico molecular de um dos maiores problemas de saúde pública enfrentados no último século”.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias